Programa Minha Casa Melhor deve movimentar comércio
Programa para beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado no dia 12 de junho pelo Governo Federal, permite a compra de móveis e eletrodomésticos com taxa de juro de 5% ao ano. Com isso, setor varejista deve alavancar as vendas

Na quarta-feira, dia 12 de junho, o governo federal lançou o Programa Minha Casa Melhor, que permite que beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida financiem até R$ 5 mil para aquisição de 10 itens, entre móveis e eletrodomésticos (veja tabela) com taxa de juro de 5% ao ano (0,41%/mês). A expectativa do governo federal – que disponibilizou R$ 18,7 bilhões para esta linha de crédito – é que 3,7 milhões de famílias sejam beneficiadas. Podem solicitar o cartão os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida que estão com suas parcelas regularizadas.
Caso não estejam, devem quitá-las para solicitar o cartão, que pode ser utilizado para compra nas mais de 13 mil lojas credenciadas em todo o País. Em Farroupilha, conforme explica o gerente da agência da Caixa Econômica Federal, Moisés Roberto Ribeiro Busato, dúvidas referentes ao Programa e a solicitação do cartão devem ser feitas por meio do telefone 0800-7268068 para agilizar o processo e evitar longo tempo de espera na agência. O cartão será entregue à domicílio.
De acordo com o gerente geral da agência de Farroupilha da Caixa Econômica Federal, Moisés Roberto Ribeiro Busato, o município possui comércioatualmente aproximadamente 1,3 mil beneficiários do programa habitacional, divididos entre os residenciais São Francisco, Vale Verde, Splendore Dona Otília, Morada do Sol, além de outros conjuntos de sobrados e unidades isoladas. Ele explica que grandes empreendimentos, como os residenciais São Francisco e Vale Verde, já foram visitados para esclarecer aos moradores o funcionamento do programa. De acordo com o número de beneficiários, o comércio farroupilhense poderá receber uma injeção de R$ 6,5 milhões via recursos disponibilizados pelo Minha Casa Melhor.
Procuramos explicar e dar orientações aos clientes que não há pressa para comprar. Eles devem fazer cotações e buscar a melhor compra. Podem solicitar o cartão e terão prazo de um ano para efetuar suas compras, ressalta.
Confira a matéria completa na edição impressa da última sexta-feira.