Programas formam a educação social

Tatiane De Bastiani Somente neste semestre 1589 pessoas, entre alunos e professores, se formaram em algum dos programas de educação

Tatiane De Bastiani

Somente neste semestre 1589 pessoas, entre alunos e professores, se formaram em algum dos programas de educação social do município. Ao todo, são desenvolvidos pela prefeitura, entidades e empresas, seis diferentes programas. O objetivo geral é formar e qualificar as pessoas ao mercado de trabalho e principalmente, como melhores cidadãos.

Rumo Certo
O Programa de Correção de Fluxo Rumo Certo formou 96 estudantes no último dia 17, no Ginásio do Parque Cinquentenário. Outros 29 alunos, também se formaram no primeiro semestre. Ao todo, somente neste ano, 265 jovens participaram do projeto. O objetivo é atender alunos com atraso escolar que estão no ensino fundamental da rede municipal.

A metodologia foi desenvolvida tendo como base a experiência da Classe de Aceleração, a partir do método adquirido do Instituto Ayrton Senna. Para a coordenadora do Rumo Certo, Marli Bortolini, o ponto chave para o programa está na autoestima que ele provoca nos alunos, para fazer com que eles busquem o que lhes faltam.

Te Liga Com a Vida

Projeto desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, tem o objetivo de ensinar a importância da prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas a alunos do 5º ano e professores. A ideia é que os participantes repassem este conhecimento aos demais colegas e que desta forma, possa propagar-se um combate cada vez maior, contra o uso de drogas.

Este ano, foram 65 alunos e 22 professores que se formaram no último dia 12, no auditório do Sindilojas. Entre os formandos, além de alunos e professores, estavam também monitores e assistentes sociais das comunidades terapêuticas.

ProJovem Adolescente

No último dia 17, os 75 jovens participantes do programa ProJovem Adolescente, encerraram suas atividades no Instituto Federal de Educação. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e acompanhado pelo CRAS I e CRAS II (Centros de Referência de Assistência Social), o programa atende a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente beneficiários do auxílio Bolsa Família.

A proposta é a elevação da escolaridade, qualificação para o mercado de trabalho e desenvolvimento humano por cultura, lazer, esporte, inclusão digital e ação comunitária. As atividades foram realizadas no Instituto, por cursos profissionalizantes e atividades diversificadas.

Projeto Pescar
Criada em 1995, a Fundação Projeto Pescar é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por organizações privadas e públicas, nacionais e internacionais. Seu objetivo é criar parcerias com instituições para a preparação de adolescentes de baixa renda ao exercício de uma profissão e encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho, promovendo, assim, a inclusão social.

No município a Empresa Tecnovidro formou sua 3ª turma, empresa Plásticos Itália a sua 1ª e a Univias, a sua 9ª turma. Ao todo foram formados, 26 novos pescadores.  

Proerd
No último dia 10, no ginásio do Parque Cinqüentenário, foi realizada a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). Foram 1.300 jovens que se formaram neste dia, totalizando mais de 17 mil formandos pelo projeto.

O PROERD é destinado aos alunos das 4ª e 6ª séries das escolas da rede pública (estadual e municipal) do perímetro urbano e rural e, dentro do possível aos alunos das 3ª séries do interior do município, também aos pais e professores, sob forma de seminário.

Promovido pelo 36º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com o Movimento de Combate a Violência (MOCOVI), com o Poder Executivo Municipal e com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, leva em consideração situações reais do cotidiano das crianças, estimulando a discussão de tais questões e do comportamento das pessoas, mostrando que viver de forma saudável é possível e prazeroso.

Programa Florescer
Iniciado em 2002, em Caxias do Sul, através das empresas Randon, por ser um sonho do empresário Raul Randon. O que começou com cerca de 80 crianças, hoje já tem 200. Muitas franquias são abertas em outros municípios, pelas necessidades e competência do programa.

Em Faroupilha, o programa é desenvolvido por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), Associação Farroupilhense de Assistência Social, Educação e Cultura (AFASEC) e Instituto Elisabetha Randon.

São crianças e adolescentes de 6 a 14 anos do bairro Primeiro de Maio, que realizam atividades pedagógicas, culturais e esportivas, no turno contrário ao escolar. A finalidade é promover a formação integral e a inclusão social, preparando crianças e jovens para o exercício da cidadania e para buscar um futuro promissor. Gean Neis Lir, Kelli Larissa Lorenzatto, Kassandra Keila Erthal, Cristiano Walicheski e Jeferson Tasoneiro floresceram, através do projeto. Foi no dia 16 deste mês, no salão comunitário do bairro Primeiro de Maio, que estes cinco jovens se formaram.