Quem é o padre Gilmar que assume a paróquia Sagrado Coração de Jesus?

Estudioso e apreciador de celebrações alegres, padre Gilmar Marchesini é o novo eclesiástico da igreja Sagrado Coração de Jesus

“Sai da tua terra e vai”. Está na Bíblia e é o lema da ordenação presbiterial recebida há 28 anos, no dia 29 de janeiro de 1995, pelo padre Gilmar Paulo Marchesini, que acaba de assumir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha. E assim tem feito o homem que cedo descobriu sua vocação, o “dom de Deus”.
Padre Gilmar veio da paróquia Cristo Rei, de Bento Gonçalves, cidade em que exerceu seu sacerdócio por duas vezes.
O filho de dona Helena e do senhor Leonildo, foi o sétimo filho do casal no total de oito. Os pais eram de Vila Flores, ele nasceu em Nova Prata no dia 22 de dezembro de 1967 e ainda criança começou a trabalhar com a família em olaria, agricultura, gado, caminhões. “Fiz muita coisa e aos 13 anos fui para o seminário. Vários fatores contribuíram para a descoberta da vocação, mas me lembro de um fator decisivo: ter sido convidado, aos 10 anos, para fazer uma leitura na igreja, o que teve em mim um impacto emocional profundo e despertou a vontade de conhecer o seminário”, relembra.
Estudioso, é mestre em Filosofia, especialista em Teologia espiritual e para o doutorado faltou apenas a tese. Foi a Roma, de 1988 a 2001. “Estudei bastante, mas o que mais fiz foi trabalhar. Voltei ao Brasil no início da era digital e procurei me adaptar nas paróquias pelas quais passei. Nunca tive muita saúde por conta dos acidentes sofridos (padre Gilmar perdeu a visão de um olho em um acidente), mas nunca descansei muito também”, entrega.
Deu aulas no colégio La Salle Caxias, foi professor universitário, publicou livros e atualmente dedica-se à Bioética, o estudo fundamentando nos princípios éticos que regem a vida. Tem muita informação sobre muitos assuntos e é atento às pessoas. “Um padre é um ser de relações. Com Deus, com pessoas, com grupos, entidades”, acrescenta.
Chegou há apenas alguns dias e já está se inteirando do que é importante para seu sacerdócio em Farroupilha. “Estou aqui para servir. Dedico-me muito e gosto de trabalhar de forma integral. Em 2023, a catequese de crianças e jovens é a nossa prioridade. Estou me organizando e logo teremos reuniões com os grandes grupos da paróquia. Vou começar escutando, mas já fazendo um planejamento”, antecipa o padre, que ainda afirma que suas celebrações são alegres e interativas.
Ele sabe, como citado por ele mesmo, que aqui em Farroupilha haverá desafios. “Já senti que os desafios serão grandes em nível pessoal, de igreja, de evangelização, de vida social, mas também me sinto muito bem acolhido pelas pessoas. A responsabilidade é grande diante dos padres que me antecederam e da experiência de fé deste povo. Conto com a graça de Deus”, finalizou o homem que diz ter recolhido muitas coisas boas na vida que escolheu para si.
Os 28 anos de trajetória sacerdotal serão celebrados em missa na matriz e a posse canônica do padre Gilmar acontecerá no dia 18 de fevereiro, na missa das 18h.
Seguindo seu lema (“Sai da tua terra e vai”), padre Gilmar chega a Farroupilha para continuar servindo e realizando os planos de Deus na missão que abraçou.

FOTO: Angélica Stefanski
FOTO: Arquivo pessoal
FOTO: Arquivo pessoal

REPORTAGEM: Claudia Iembo