Rosas de Caravaggio

Agenda 2012 traz em sua capa o resgate histórico da fé revelada através da beleza das flores

Adriana Lins

Aliar a praticidade de um produto utilizado no cotidiano aos traços de beleza e sensibilidade de uma artista que procura resgatar em suas obras a história de ícones do município. O resultado desta parceria pode ser conferido na Agenda 2012, desenvolvida pela Exclusiva Design que traz na capa deste ano a marca inconfundível da artista plástica Rosamaria Feltrin.

Lançada no final de dezembro a agenda superou rapidamente as expectativas da edição de 2011 e, passando de 800 unidades no primeiro ano atingiu em 2012, uma tiragem de 2,5 mil agendas que já se encontram na reta final de comercialização. Conforme o diretor da Exclusiva, Wagner Possa, o sucesso da publicação se deve a beleza e a facilidade que o produto oferece. Segundo ele, as sugestões de melhorias foram adquiridas junto aos clientes que diante do sucesso de 2011, apostaram novamente na ideia e deram sua contribuição para que melhorias fossem adaptadas. Para Possa, o objetivo principal foi o de agregar qualidade, informação, praticidade, beleza e utilidade. “Este produto é voltado basicamente àqueles que se programam através de sua agenda, assim surgiu a necessidade de contemplar informações úteis do dia-a-dia em um mesmo local, facilitando a vida de todos, principalmente nos dias atuais onde precisamos sempre ganhar tempo”, ressalta o diretor.

Para Rosamaria Feltrin, que teve pela segunda vez a responsabilidade de ilustrar o trabalho, a inspiração surgiu através da história dos moradores da localidade de Caravaggio. Segundo a artista, as rosas foram inspiradas na história da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio para a camponesa Joaneta Varoli, na Itália, onde no local brotou uma roseira. Com a intenção de preservar a fé os moradores, a cerca de dois anos, se uniram e resolveram cultivar o canteiro de rosas no acesso principal ao Santuário, resgatando assim suas crenças e fazendo com que os visitantes do local se surpreendam com a beleza e o encanto que as flores representam.

Dessa forma a artista decidiu fazer uma homenagem especial às pessoas que, através do belo, cultivam sua fé e história. De acordo com ela, foram mais de 200 fotos até a escolha da imagem perfeita que representasse este grande ícone em todo seu esplendor e significação. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses e a tela com a pintura finalizada exposta na capa da agenda agradou ao público feminino e masculino, mostrando que a expectativa inicial de significação do trabalho foi alcançada. “Minha intenção era a de ressaltar a fé de pessoas sensíveis e preocupadas em preservar uma história tão bonita e pouco conhecida pela maioria das pessoas. Assim, busquei retratar de forma significativa o sentimento que une os moradores e faz do local um cenário de contemplação, fé e beleza”, salienta a artista

Comprometida com a arte, mas principalmente preocupada em retratar a mensagem que cada obra expressa e o sentimento que desperta no indivíduo, Rosamaria se destaca pela sensibilidade de seus traços e a cada novo trabalho surpreende, transportando o expectador a novos cenários, contando um pouco da história e destacando importantes ícones farroupilhenses.