PROUNI oferta bolsas enquanto ENEM é cancelado

A próxima edição do ENEM que estava marcada para o mês de abril foi cancelada. Enquanto isto, o PROUNI conquistou a marca de mais de um milhão de bolsas e entre os bolsistas deste ano, está a farroupilhense Letiane Lopes

Na sexta-feira passada (20), o Ministério da Educação cancelou uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que estava prevista para este ano. A ideia era de que o Exame fosse realizado em abril nos dias 28 e 29 e em novembro dias 3 e 4.

Após conversa com todas as entidades e empresas envolvidas na realização, concluiu-se que isso sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame e que para este ano, dobrar as edições, não seria possível. Nesta segunda-feira (23), em sua primeira reunião com todo o ministério, a presidenta Dilma Rousseff, garantiu que para 2013, o Exame será realizado duas vezes. Na oportunidade foi comemorada a marca de mais de um milhão de bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI), onde um dos requisitos mínimos de ingresso é ter feito o ENEM.

A mudança na prova de redação também foi um dos fatores que inviabilizou a realização do Enem neste primeiro semestre, pois a partir da próxima edição do Exame, os candidatos terão que ter acesso às redações corrigidas. Na edição de 2011, mais de 100 pessoas tiveram alteração da nota da redação e muitos destes alunos tiveram que mover ações judiciais para isso acontecer.

O ministro da educação, Fernando Haddad, defendeu o exame dizendo que o PROUNI também sofreu para chegar onde chegou, como está acontecendo com o ENEM. Guardadas as devidas proporções, o Prouni era que nem o Enem hoje: apanhava todo santo dia.

Relembrando as situações
As três últimas edições do Exame tiveram problemas. Em 2009, provas foram furtadas da gráfica, em 2010 houve problemas com a impressão dos cadernos de provas e em 2011, houve vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Bolivar Pasqual, ressaltou que estas situações em que o ENEM já se envolveu, acabam manchando um pouco a seriedade do Exame. Precisamos de um grande avanço na educação brasileira. O ENEM tem uma ótima metodologia, mas precisa ter uma melhor condução no processo, comenta Pasqual.

PROUNI
Mesmo com tantos problemas, ainda assim vale a pena para o aluno, não desistir do ENEM. É através dele que é possível inscrever-se no PROUNI e conseguir bolsas de 50% e 100% de desconto. Somente no segundo semestre do ano passado, foram ofertadas 13 bolsas integrais no nosso município de um total de mais de 46 mil em todo o país e outras 45 mil foram como bolsas parciais.

Letiane Aparecida Lopes, 20 anos, foi pré – selecionada com bolsa integral nesta primeira chamada do programa que nomeou os alunos no último dia 20. Ela pode optar por três cursos: Pedagogia onde já estava matriculada, Relações Públicas que também foi pré-selecionada, e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), também foi pré- selecionada no curso de Processos Gerencias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – núcleo de Farroupilha, mas ela escolheu dar continuidade ao curso que já faz. É muito gratificante saber que vale a pena sonhar. Já sou matriculada em uma universidade, mas estava cada vez mais difícil manter o curso, pelos custos. Agora vou poder me dedicar mais, além de me sentir muito mais motivada, argumenta Letiane.

Em 2008 ela havia feito o ENEM, mas acabou perdendo o prazo das inscrições. Ano passado, fez o exame novamente e agora foi pré – selecionada. No nosso país ainda é muito pequeno o índice de pessoas que conseguem ingressar em um curso superior, e as que conseguem na maioria das vezes é com grande dificuldade.

Sendo assim, o PROUNI é a chance que temos para alcançar um objetivo de vida. Agora me resta valorizar a chance que me está sendo proporcionada e farei tudo o que for possível para isso, salienta a estudante.

A futura Pedagoga, ainda comenta que apesar das inúmeras fraudes em que o ENEM já se envolveu, ela ainda acredita na seriedade do Exame. Eu sou a prova de que pode dar certo, po isso incentivo as pessoas a o fazerem, explica Letiane.

Quando formada, ela pretende atuar em escolas de ensino fundamental, mas não discarta outras opções de ensino.