São Marcos vai receber concentradora de suco de uva

O presidente da Central das Cooperativas (Cenecoop), Osvaldo Conte, explanou no Legislativo, dia 17, sobre o projeto de implantação de

O presidente da Central das Cooperativas (Cenecoop), Osvaldo Conte, explanou no Legislativo, dia 17, sobre o projeto de implantação de uma concentradora de suco de uva em Farroupilha. O empreendimento será construído no distrito de São Marcos e tem estimativa de conclusão para o final de 2013. Conte pediu apoio da administração municipal e dos vereadores para facilitar questões como a limpagem do terreno, o esgoto e a infraestrutura.

Integram a Cenecoop a Cooperativa Pradense, Nova Aliança, Vinícola Garibaldi e Cooperativa São João. De acordo com Conte, o objetivo inicial da Central era a comercialização em conjunto. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de viabilizar uma concentradora de suco, que atenderia as demandas das quatro empresas. Como se cada cooperativa construísse sua concentradora o valor de investimento seria elevado, os gestores das cooperativas decidiram investir no mesmo local. Nós viabilizamos esse empreendimento através da parceria dessas quatro cooperativas para reduzir custo e agregar valor. Hoje, quem manda no preço é o mercado e o mercado dita as regras. Então, do preço do mercado nós temos que reduzir custo para chegar a um percentual de lucro que seja viável e sustentável dentro das empresas.

O projeto ainda está em fase inicial. Segundo Conte, é provável que no final de setembro, após ser feita a terraplenagem, a obra comece efetivamente. O investimento é de 36 milhões de reais e visa atender cerca de 3.330 famílias. No primeiro momento irá gerar 25 empregos diretos. Depois tem os indiretos. Se nós contarmos os novos associados chegará a 600 empregos. E mais depois internos e externos, explica o presidente.

Um dos motivos da escolha de Farroupilha para ser a sede é pela sua localização e por ter todas as rodovias e infraestrutura necessárias. É um ponto centralizado. É claro que se a gente olhasse um pouquinho teria que ser entre Farroupilha e Caxias. Mas a gente fez todo esse estudo. E essa é uma área que oferece toda a infraestrutura, então a gente optou por essa área, ressalta.

A exposição na Câmara atendeu a um requerimento aprovado pelos legisladores municipais.