Sementes para o amanhã

Projeto COM VIDA, desenvolvido na Escola 1º de Maio, busca através de ações sustentáveis gerar consciência e preservar o meio ambiente

Um dos maiores desafios da humanidade atualmente é saber como conviver de forma pacífica e responsável com o meio em que habita. Nosso modo de vida, descuidado em relação ao nosso habitat tem degradado o planeta dia após dia. A dúvida que costuma tirar o sono dos governos, dos ambientalistas e de parte da comunidade em geral é: como conscientizar as futuras gerações de que os problemas ambientais precisam ser resolvidos?
A resposta, pelo menos para os estudantes da Escola 1º de Maio que fazem parte do Projeto COM VIDA, é simples. Na visão deles, é através de pequenas ações, do trabalho de formiguinha, feitos no dia a dia que está a solução para um mundo mais sustentável.
A escola desenvolve projetos voltados a educação ambiental desde os anos 90. São pequenas ações capazes de modificar hábitos e gerar consciência. Reciclagem de papel, produção de sabão, a partir de óleo de cozinha usado, e cultivo de hortaliças sem agrotóxicos geram mudanças no modo que os alunos tratam as questões relacionadas a natureza.
Rejane Vilanova, professora de Geografia e coordenadora do projeto explica como é feito o trabalho na escola. São 35 estudantes do turno inverso ao período de aula, mais 15 do contra turno participando do projeto COM VIDA. Além da produção de sabão e reciclagem de papel, montamos uma horta, onde os pais e os alunos plantam hortaliças, chás medicinais e mudas de árvores frutíferas. Atualmente todo o lixo orgânico que a escola produz vira adubo no minhocário para ser utilizado na horta.
Tenho uma horta em casa, gosto de lidar com a terra, por isso resolvi ajudar. Venho toda a semana trabalhar com essa gurizada. O que mais chama atenção é que as crianças estão sempre dispostas, comenta o eletromecânico Rudimar Madruga, voluntário do projeto.
Sua neta, Stéfani Odorcick, a exemplo do avô, comemora a experiência. Estou no projeto desde o início do ano. Gosto muito cuidar das plantas e acho que devemos cuidar da natureza, pois é ela que nos dá tudo que temos.
Animada, a professora Rejane já planeja o próximo passo para tornar a escola ainda mais sustentável. Vamos fazer uma cisterna na escola. Queremos reaproveitar toda a água da chuva para irrigar as plantas e lavar as calçadas. Temos certeza que dará certo.
A escola está de portas abertas para todos que puderem ajudar no projeto. São aceitas doações óleo de cozinha usado, mudas e sementes de hortaliças e papel para reciclagem. O projeto funciona nas quartas das 13h30 às 15h30 e nas sextas das 10h às 11h30 nas dependências da escola (rua Wilson Tartarotti, 356, 1º de Maio). Voluntários e ajuda em dinheiro também são bem-vindos, para tanto, basta entrar em contato com a direção pelo fone 3268 1007.