Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio segue com sua missão

Na semana passada a publicação de uma nota sobre a possível transferência da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Na semana passada a publicação de uma nota sobre a possível transferência da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para Farroupilha gerou mal-entendidos por conta do lugar que receberia a entidade. Para esclarecermos os fatos, conversamos com o irmão Gilnei Bampi, do Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, que assegurou que o prédio não está à venda, nem em processo de aluguel para alguma faculdade ou universidade.

Ele explicou que o local, construído pelos irmãos Maristas na década de 50, foi vendido para a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, presente em sete estados no Brasil e em 11 países, e é uma referência para os grupos religiosos quem compõem a congregação. Aqui é a nossa casa, um oásis, um local de encontro para nos reabastecermos espiritualmente e crescermos na vida religiosa, diz irmão Gilnei.

Por lá sempre acontecem retiros religiosos, assembleias dos religiosos do Brasil, períodos de formação permanente para os religiosos e simpósios vocacionais.

Como se trata de um lugar com seis mil metros quadrados, propício ao acolhimento e bem estruturado, os espaços são oferecidos às empresas para que realizem seus encontros, cursos, treinamentos e convenções. Há salas equipadas para isso, incluindo um amplo auditório.

Para entendermos ainda melhor o que o Seminário oferece, é preciso mencionar que a gestão atua em alguns segmentos como o Centro de Orientação Vocacional (COV), o Serviço de Animação Vocacional (SAV), integrado à equipe diocesana de Caxias do Sul, com equipes itinerantes que visitam as famílias e as comunidades, falando sobre vida e valores a futuros candidatos e o Centro de Formação São João Calábria, o espaço destinado às empresas, como dito acima.

Seguimos nosso projeto de utilizarmos a casa, também para mantê-la, com a missão de promover a formação integral através de um ambiente acolhedor e fraterno, propício para o discernimento vocacional, encontros e cursos formativos, retiros espirituais, seminários e treinamento profissional, com espírito de fé e confiança na divina providência para a construção do reino de Deus. Para isso nossa visão consiste em ser um espaço acolhedor e propositivo, que favoreça o crescimento e a formação integral da pessoa, ressalta o irmão Gilnei.

Que nossos esclarecimentos tenham cumprido o papel de acabar com as inseguranças geradas. O Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio segue com seu propósito de existência, aberto às organizações que procuram um lugar bonito e acolhedor para a realização de seus eventos.