Terra e cozinha, juntas

Claudia Iemboclaudia@ofarroupilha.com.br Na casa da família Cambruzzi, é ele na terra e ela na cozinha. Um casamento que dá certo

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

Na casa da família Cambruzzi, é ele na terra e ela na cozinha. Um casamento que dá certo há 52 anos! Essa é a história de Vilson e Gema Cambruzzi, que adquiriram, há um bom tempo, o terreno ao lado da casa que moram e descobriram o prazer que a natureza proporciona.

O senhor Vilson trabalha fora (na Autoelétrica Colombo) mas quando chega, no fim do dia, vai para a horta e leva os frutos para a cozinha da dona Gema. Utilizam e doam para os conhecidos. “Este ano colhemos 700 quilos de tomate! Agora o que sobrou da plantação vai virar adubo e no espaço entra a couve chinesa”, explica dona Gema, que descobriu, há mais de quatro décadas, o talento para os biscoitos, pães e doces, que ajudaram na criação dos filhos Wagner e Jean Felipe.

A senhora que ama cozinhar e dividir o resultado de seu trabalho de forma voluntária com algumas instituições, como a Apae, fala com orgulho da dedicação do marido à plantação de kiwi, laranja, bergamota, lima, além das hortaliças diversas.

Tudo orgânico, adubado de forma natural com o húmus do minhocário caseiro que mantém, de modo sustentável, com a utilização e captação da água da chuva.
“A terra nos ajuda muito e lidar com ela, é vida”, diz a senhora que se sente realizada com a própria vida.