Treze candidatos disputam a presidência da República

Eleição é a mais concorrida e polarizada das últimas décadas

Treze candidatos disputam a presidência da República nesta eleição. E em um clima de inquietação em todo o país, o pleito deste ano está entre os mais concorridos desde a redemocratização, tanto no equilíbrio dos candidatos nas pesquisas, especialmente nas projeções para o segundo turno, quanto no ímpeto dos eleitores em defender seus votos e declarar suas rejeições.

Entre os 13 candidatos da eleição de 2018 estão presidenciáveis que já tentaram o cargo no passado, outros com longa carreira na política que agora se candidatam à presidência pela primeira vez, e nomes novos no cenário nacional. Esta é a eleição para a presidência da República com o maior número de candidatos desde 1989, quando 22 presidenciáveis concorreram ao cargo.

Abaixo você confere detalhes sobre cada um dos nomes que disputam a presidência nesta eleição. Os candidatos estão apresentados com o nome que utilizarão nas urnas.

Alvaro Dias
Partido: PODE
Coligação: Mudança de
Verdade (PODE / PRP / PSC / PTC)
Número na urna: 19
Candidato a vice-presidente: Paulo Rabello

Alvaro Fernandes Dias, candidato a presidente pela coligação Mudança de Verdade, é senador pelo Estado do Paraná e está em seu quarto mandato. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná. Natural de Quatá (SP), é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina e doutor honoris causa em Administração Governamental pela Southern States University. 

Cabo Daciolo
Partido: PATRIOTA
Coligação: PATRIOTA
Número na urna: 51
Candidato a vice-presidente:
Professora Suelene Balduino

Benevuto Daciolo Fonseca dos Santos, é deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Cabo Daciolo é bombeiro militar, evangélico e nasceu em Florianópolis (SC). Ganhou notoriedade ao liderar uma greve de bombeiros em 2011 no Rio de Janeiro, tendo passado nove dias na prisão por causa deste episódio. Elegeu-se deputado federal em 2014 pelo PSOL, foi expulso do partido em 2015 e hoje é filiado ao Patriota. 

Ciro Gomes
Partido: PDT
Coligação:
Brasil Soberano (PDT / AVANTE)
Número na urna: 12
Candidato a vice-presidente:
Kátia Abreu

Ciro Ferreira Gomes, é vice-presidente do PDT e candidato da coligação Brasil Soberano à presidência da República. Nascido em Pindamonhangaba (SP), foi deputado estadual e federal, prefeito de Fortaleza (CE), governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo de Luis Inácio Lula da Silva. Ciro Gomes já disputou a presidência da República em 1998 e 2002. 

Eymael
Partido: DC
Coligação: DC
Número na urna: 27
Candidato a vice-presidente:
Helvio Costa

José Maria Eymael, candidato do Democracia Cristã, é gaúcho de Porto Alegre. Advogado e empresário, foi eleito deputado federal constituinte 1986 e depois foi reeleito deputado federal, permanecendo na Câmara até 1995. Esta é a quinta vez que Eymael disputa a presidência da República. Nas últimas eleições presidenciais, em 2014, ele recebeu 0,06% dos votos válidos. 

Fernando Haddad
Partido: PT
Coligação: O Povo Feliz de Novo
(PT / PCdoB/ PROS)
Número na urna: 13
Candidato a vice-presidente:
Manuela

Nascido em São Paulo, Fernando Haddad é advogado e acadêmico e é candidato a presidente da República pela coligação O Povo Feliz de Novo após o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, condenado e preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ter sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Haddad foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e prefeito de São Paulo de 2013 a 2017. 

Geraldo Alckmin
Partido: PSDB
Coligação: Para Unir o Brasil (PSDB / PTB / PP / PR / DEM / SOLIDARIEDADE
 PPS / PRB / PSD)
Número na urna: 45
Candidato a vice-presidente:
Ana Amélia

O médico Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é o candidato da coligação Para Unir o Brasil. Já foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba (SP), onde nasceu, deputado estadual e federal, vice-governador e governador de São Paulo por dois mandatos. É a segunda vez que Alckmin disputa a presidência. Foi candidato em 2006, quando chegou ao segundo turno e foi derrotado por Luis Inácio Lula da Silva. 

Guilherme Boulos
Partido: PSOL
Coligação: Vamos Sem Medo de
Mudar o Brasil (PSOL / PCB)
Número na urna: 50
Candidato a vice-presidente:
Sonia Guajajara

Guilherme Castro Boulos é historiador, psicanalista, escritor, formado em Filosofia e membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ingressou no PSOL em 2018 com pré-candidato à presidência da República. Nascido em São Paulo (SP) em 1982, tem 36 anos de idade e é o candidato à presidência mais jovem destas eleições, representando a coligação Vamos Sem Medo de Mudar o Brasil.

Henrique Meirelles
Partido: MDB
Coligação: 
Essa é a Solução (MDB / PHS)
Número na urna: 15
Candidato a vice-presidente: 
Germano Rigotto

Henrique de Campos Meirelles é executivo da área financeira e candidato governista à presidência da República. Natural de Anápolis (GO), foi presidente do Banco Central do Brasil entre 2003 e 2010, durante os dois mandatos de Luis Inácio Lula da Silva como presidente, e depois foi ministro da Fazenda entre 2016 e 2018, no governo Michel Temer. O candidato a vice-presidente na chapa é o caxiense Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul. 

Jair Bolsonaro
Partido: PSL
Coligação: Brasil Acima de Tudo, 
Deus Acima de Todos (PSL / PRTB)
Número na urna: 17
Candidato a vice-presidente: 
General Mourão

Jair Messias Bolsonaro é militar da reserva e deputado federal. Candidato da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, é deputado federal desde 1991 e também foi vereador no Rio de Janeiro (RJ). É natural de Glicério (SP). No dia 6 de setembro, durante ato de campanha, foi vítima de um atentado em Juiz de Fora (MG): recebeu uma facada no abdômen e teve ferimentos graves, tendo que passar por cirurgias e permanecer internado para se recuperar.

João Amoêdo
Partido: NOVO
Coligação: NOVO
Número na urna: 30
Candidato a vice-presidente: 
Professor Christian

João Dionisio Filgueira Barreto Amoêdo é engenheiro, administrador de empresas, executivo do setor financeiro e um dos fundadores do partido Novo. Nascido no Rio de Janeiro em 1962, trabalhou no Citibank, Banco BBA-Creditansalt S.A, Unibanco e Itaú-BBA, entre outros. Atualmente é membro do Conselho de Administração da João Fortes Anunciou sua candidatura à presidência da República ainda em novembro de 2017.
 

João Goulart Filho
Partido: PPL
Coligação: PPL
Número na urna: 54
Candidato a vice-presidente:
Léo da Silva Alves

João Vicente Fontella Goulart, é filósofo e político. É filho do ex-presidente da República João Goulart e sobrinho do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel Brizola. Nascido no Rio de Janeiro, foi deputado estadual no Rio Grande do Sul entre 1982 e 1986. Foi um dos fundadores do PDT, partido que deixou em 2017, quando ingressou no PPL, que o lançou candidato a presidente da República.

Marina Silva
Partido: REDE
Coligação: Unidos para Transformar o Brasil (REDE / PV)
Número na urna: 18
Candidato a vice-presidente: 
Eduardo Jorge

Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima é historiadora, professora e psicopedagoga. Ambientalista, nascida em Rio Branco (AC), foi vereadora, deputada estadual, senadora e ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, no governo Luis Inácio Lula da Silva. É a terceira vez que disputa a presidência. A primeira foi em 2010, pelo PV. Em 2014, foi candidata pelo PSB após a morte do candidato Eduardo Campos, de quem era vice. 
 

Vera
Partido: PSTU
Coligação: PSTU
Número na urna: 16
Candidato a vice-presidente:
Hertz

Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado é cientista social e uma das fundadoras do PSTU. Nascida em Inajá (PE), foi filiada ao PT e deixou o partido após votar a favor do impeachment do presidente da República Fernando Collor de Mello, em 1992. Passou também pela diretoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil. Atualmente, é presidente do PSTU no estado de Sergipe.