Primeiro projeto de deputada eleita será expansão da Farmácia Solidária

Fran Somensi quer levar iniciativa a todo o Estado; ideia é chegar à Assembleia Legislativa com projeto pronto

A campanha foi de muito trabalho e alguma tensão. Mesmo assim, na semana logo após ser eleita deputada estadual em sua primeira tentativa, Fran Somensi (PRB) está de volta ao expediente na sua farmácia no bairro 1.º de maio. Atende aos clientes, organiza estoques, fala com a imprensa e faz política com uma disposição que não deixa transparecer o cansaço após o domingo de eleição. A sensação, agora, é de que o trabalho está só começando.

Agora estou tentando me organizar, diz Fran. Ainda é preciso saber como funcionará a estrutura do gabinete na Assembleia Legislativa, escolher uma equipe e se preparar para assumir a cadeira de deputada estadual. Vou me reunir com o partido, estudar como vai funcionar. Mas nessa semana não vou pensar muito nisso, vou descansar um pouco com a família.

Ainda assim, Fran Somensi já tem planos para sua atuação na Assembleia Legislativa, a partir de janeiro de 2019. Seu primeiro projeto será a expansão para todo o Rio Grande do Sul da Farmácia Solidária, iniciativa que colocou em prática em Farroupilha e que recebe doações de medicamentos para que sejam repassados a quem precisa e não tem condição de comprá-los. O ano de 2019 para mim será do projeto da Farmácia Solidária, para expandir, conta ela. A ideia da deputada estadual eleita é chegar já no primeiro dia na Assembleia Legislativa com o projeto escrito. Também quero lutar muito pelo nosso hospital. A gente sabe que ele está abandonado pelo nosso Estado. Vou em busca do que o governo deve para o nosso hospital.

Escolha estratégica

O caminho de Fran Somensi até a Assembleia Legislativa foi cheio de dificuldades. Já na filiação ao PRB, a primeira batalha: Foi uma surpresa para todo mundo eu me filiar. Não levei essa discussão para dentro do governo. A gente decidiu em casa. Só anunciei, e aí deu muita briga. A gente foi mais atacado dentro do governo do que fora, relata Fran. A opção óbvia seria a filiação ao PDT, partido do marido, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves. Mas a escolha, estratégica, e que, até agora, tem se provado acertada, foi pelo PRB. Se eu estivesse no PDT, com a votação que eu fiz, eu não estaria eleita. O PRB me cativou com a sua estrutura, o apoio. O PRB me proporcionou isso e foi além do que prometeu.

Campanha cresceu na reta final

Campanha iniciada, a adesão foi pequena, e só cresceu na reta final. Nas últimas semanas muita gente nos procurou. As pessoas começaram a acreditar um pouco mais na nossa campanha. Só fui eleita porque pessoas de todos os partidos acreditaram em mim, comenta. A votação em Farroupilha foi um reconhecimento pelo meu trabalho. As pessoas foram muito gentis. Em 70% das casas que visitei, eu fui muito bem recebida. Nas outras cidades, eu acredito que tenha sido por causa das mídias sociais diz Fran, destacando o papel da equipe que trabalhou na campanha para os bons resultados da divulgação pela internet. 

Resultados repercutem na Câmara de Vereadores

Os resultados das eleições de domingo passado repercutiram na primeira sessão da Câmara,após o pleito, na segunda-feira, dia 8. Quase todos os vereadores fizeram comentários no plenário sobre as eleições, em especial os resultados da disputa para a Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa. A conquista da farmacêutica e primeira-dama de Farroupilha Fran Somensi (PRB), que foi eleita deputada estadual, também foi bastante elogiada pelos vereadores.
Sobre as eleições, os comentários dos vereadores foram analisando os resultados e o desempenho de representantes da região e de nomes mais conhecidos na política. A eleição de Fran Somensi e o desempenho de Alvaro Boessio (MDB), que, candidato à reeleição para deputado estadual, não foi eleito, dominaram as discussões. Os vereadores também trataram da eleição presidencial e comentaram sobre o fracasso de políticos como a ex-presidente da República Dilma Rousseff e os senadores Romero Jucá (MDB) e Eunício Oliveira que, candidatos ao Senado, não foram eleitos.

A vereadora Eleonora Broilo (MDB) destacou a renovação na política nacional após as eleições, com nomes tradicionais fracassando e novas lideranças surgindo no Brasil. Se vai dar certo ou não, o tempo vai dizer. O vereador José Mário Bellaver também destacou a renovação dos quadros da política. É uma aula para nós, políticos. Realmente, a população exige renovação.

Fran Somensi recebe felicitações

A deputada estadual eleita Fran Somensi (PRB) visitou a Câmara de Vereadores de Farroupilha na segunda-feira e assistiu à sessão plenária. Ouviu elogios e felicitações de quase todos os vereadores presentes. Também ouviu pedidos de que intermedie as demandas da região nos âmbitos estadual e federal. Represento a população, e não um governo. Quando eu entrei no PRB, já disse que sou uma pessoa de personalidade, de identidade, comentou, no dia seguinte, a deputada eleita. A gente sempre atende a todos, e da mesma forma.

A Fran Somensi vai se tornar uma das principais lideranças políticas do Estado, projetou, à reportagem, o vereador Tiago Ilha, presidente municipal do PRB. Ela não se elegeu na sombra do Claiton (Claiton Gonçalves, prefeito de Farroupilha e marido de Fran Somensi). Se elegeu porque tem um trabalho e o povo reconheceu isso. Sobre Boessio, o vereador comentou que ele infelizmente não conseguiu se reeleger. Para Farroupilha seria um cenário muito bom se tivéssemos dois deputados estaduais.