Volume de chuva em três dias pode superar 70% do total de maio em Farroupilha. Estrada Salto Ventoso será interditada nesta noite
Chuva derruba postes e bloqueia a FR-18, em Linha Amizade, e após deslizamento e limpeza da pista, Prefeitura interdita a estrada Salto Ventoso nesta noite

As fortes chuvas que atingem Farroupilha, e que já causaram transtornos desde a terça-feira, 17 de junho, devem seguir pelos próximos dias. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nas últimas 24 horas, o município registrou pouco mais de 37 milímetros de precipitação – um milímetro de chuva significa que, em uma área de um metro quadrado, houve um litro de água acumulado –, além disso, para as próximas 72 horas, há uma previsão de cerca de mais 60 milímetros de chuva.
- A título de comparação, ainda conforme os dados do INMET, durante todo o mês de maio foi registrado um total de 136 milímetros de chuva em Farroupilha, ou seja, em três dias, o município pode ter pouco mais de 72% da chuva registrada no último mês.
Com isso, é necessária atenção especialmente em áreas suscetíveis a movimentos de massa (deslizamentos de terra e queda de barreiras). Quem mora em área de encosta ou com declives acentuados, deve estar atento a sinais como rachaduras em paredes, barulhos ou pequenas vibrações que venham do telhado, piso e paredes, árvores, postes ou cercas inclinadas.
EM CASOS DE EMERGÊNCIAS LIGUE PARA
- Corpo de Bombeiros – 193 ou (54) 99629.8205
- Brigada Militar – 190 ou (54) 99666.8709
- Ouvidoria Municipal – (54) 98404.5537
- Resgate Voluntário – (54) 99999-5955
- RGE – (51) 99955.0002
- CSG – 0800.122.0240
A Linha Amizade está com o trânsito totalmente bloqueado devido a queda de postes em decorrência da forte chuva que atinge a cidade. O bloqueio é necessário visando a segurança dos condutores. Equipes da RGE (distribuidora de energia) foram acionadas pelo departamento responsável. O local está totalmente sinalizada e condutores devem procuras vias alternativas na região.
Salto Ventoso
A Estrada Salto Ventoso terá bloqueio total da via a partir das 23h desta quarta-feira, 18 de junho, até às 6h desta quinta-feira, 19, devido ao risco de novos deslizamentos de um talude localizado nas proximidades da comunidade de 7 de Setembro.
A decisão foi tomada após avaliação técnica feita por um engenheiro civil e um geólogo. A vistoria no local constatou que o solo ainda está se movimentando. Em virtude disso, a Prefeitura seguirá realizando o monitoramento constante da área nas próximas horas e fará nova avaliação nesta quinta-feira.
Durante a madrugada desta quarta-feira, já havia sido registrada uma queda de barreira neste ponto. Equipes da Secretaria de Obras atuaram na remoção dos materiais e na limpeza da via. No início da tarde, foi instalado reforço na sinalização para alertar os motoristas.
Com base nas informações repassadas pelos técnicos e para garantir a segurança da população, ficou decidido realizar um bloqueio parcial da via, permitindo a passagem com atenção redobrada até que haja nova definição técnica. O monitoramento no local será intensificado pela Prefeitura.
- Uma alternativa para quem se desloca para a região de Linha Ely ou o Salto Ventoso é utilizar a via secundária, com acesso pela VRS-813, passando pela comunidade de São João.
- Está agendada para o dia 2 de julho a licitação para contratação da empresa que irá elaborar o projeto técnico definitivo para estabilização do talude. Os investimentos serão aportados através da Defesa Civil Nacional.
Para saber
Além deste deslizamento, desde a noite de terça-feira, 17 de junho, também foram registrados transtornos na estrada Luiz Victório Galafassi, em direção à Linha Palmeiro, em Linha Jacinto, e na ERS-448, em direção a Nova Roma do Sul. Todos os pontos já receberam atendimento das equipes da Administração.
Na área urbana, na Rua Silvana Balbinot, no bairro Santo Antônio, a Secretaria de Obras e Trânsito atuou ainda na noite da terça-feira na desobstrução de valas para auxiliar no escoamento da água e evitar alagamentos em residências.
Também na terça-feira, durante a tarde, uma parte do asfalto da Avenida Paulo Broilo, entre a Rua Júlio de Castilhos e a RSC-453, acabou cedendo devido às chuvas. O trânsito neste ponto segue bloqueado, e a manutenção será realizada assim que as condições climáticas permitirem.