Membro Honorário da Força Aérea Brasileira

Este é o título que será recebido pelo farroupilhense e colunista do Jornal O Farroupilha, Darci Levis. Entenda o porquê

Quando assumimos os desafios da vida profissional, e nos dedicamos com afinco para os resultados, podemos ser surpreendidos com algo a mais. Foi o que aconteceu com o farroupilhense Darci Levis, Secretário Municipal de Projetos, Captação e Monitoramento na Prefeitura de Canoas e também colunista do Jornal O Farroupilha. Pelos serviços prestados frente à secretaria na qual atua, ele receberá, no próximo dia 21 de agosto, na Ala 3 da FAB em Canoas, o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

De forma resumida, o que Levis fez foi ir a Brasília conversar com a FAB para um acordo para a execução de projetos da Prefeitura de Canoas, que, por receberem recursos financeiros externos ao orçamento municipal, precisavam de autorização da Base Aérea para serem executados em área de sua propriedade, ou seja, no Parque Eduardo Gomes, onde ocorrem os maiores eventos do município de Canoas.

A Base Aérea cede essas autorizações, desde que a Prefeitura faça algumas obras ou serviços, como contrapartida, dentro da sua sede.

Como as obras já estavam iniciadas e não havia autorização da Base Aérea, a Administração Municipal teria que devolver o dinheiro que havia recebido para fazê-las e não poderia mais fazer nenhuma nova obra no local, sendo que um novo projeto de cobertura da pista de Tiro de Laço já estava programado na mesma área.

A atuação de Levis foi determinante. “Como percebi que estava difícil de conversar em Canoas, fui para o Ministério da Defesa em Brasília para ‘recomeçar’ uma conversa com a FAB. Foi bem complicado! Mas fizemos um acordo e está sendo cumprido, graças a Deus!  Com isso, a Prefeitura Municipal não precisou devolver recursos financeiros e está realizando suas obras normalmente. A Base Aérea está recebendo um serviço grandioso, feito pela Prefeitura dentro da sua sede de Canoas. Neste sentido, me disseram que é por isso que essa tamanha honraria me será entregue”, acrescenta Levis.

Segundo ele, o título – “um reconhecimento instituído para distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Força” -representa um canal mais aberto para conversar com os representantes da FAB. “Talvez uma maior facilidade de ser ouvido e recebido, caso necessário em outras situações futuras”, diz.

A sensação de tal conquista, como resultado do empenho em encontrar a solução, é comentada por ele. “A sensação é maravilhosa! Resolver situações pequenas nos deixam felizes. Resolver uma questão que já se tornava histórica, entre uma cidade com cerca de 350 mil habitantes, com orçamento de 1,8 bilhões e a Força Aérea Brasileira, é algo indescritível! Mas, obviamente, isso não é apenas mérito meu. Outras pessoas estiveram envolvidas no processo e a lição que fica é que com humildade, conversa tranquila, ouvindo mais do que falando, quaisquer pessoas podem se entender”, ensina.

 

Colunista

Levis, nascido no Hospital Beneficente São Carlos há 39 anos, tornou-se colunista do Jornal O Farroupilha em 2012. No início escrevia sobre dinheiro e sucesso. Foi assim até 2016, quando mudou o tema de sua escrita. “Algo me dizia para escrever sobre Provas de que Deus existe porque em 2001, eu dormi enquanto dirigia e passava pela cidade de Pato Branco/PR e a única explicação que eu tenho para estar vivo após este acidente é que Deus nos retirou da pista e colocou num lugar seguro”, conta.

O resultado das pesquisas e estudos de Levis são as provas de que Deus existe, assunto de sua coluna semanal. “A Prova nº 1 foi a história do meu acidente, que foi publicada no Jornal em 26/02/2016. Eu e minha família passamos a estudar a Bíblia Sagrada com afinco. Então, outras coisas inexplicáveis passaram a acontecer nas nossas vidas. É por isso que escrevo sobre o assunto”, explica.

Algumas pessoas, como Darci Levis, têm a clareza do que precisa ser feito e enxergam o modo correto para isso, seja nas páginas do jornal ou fora delas. 

 

Os projetos

Os projetos que precisavam de autorização da Base Aérea para serem executados são: 
*Aquisição e Instalação de Equipamentos Urbanos e infraestrutura com atratividade turística em nove (09) praças do município de Canoas, iniciado em 2013;
*Reforma e Modernização de Quadras de Esporte, iniciado em 2017;
*Construção de um Centro de Eventos no Parque Eduardo Gomes, iniciado em 2017;
*Construção e Cobertura da Pista de Tiro de Laço no Parque Eduardo Gomes no Município de Canoas/RS, que a Administração Municipal desejava construir, há anos.