Você e a Bíblia – Capítulo 73: Memória curta
De uma forma geral, todos nós temos memória curta para algumas coisas. No entanto, lembramo-nos de todos os acontecimentos que
De uma forma geral, todos nós temos memória curta para algumas coisas. No entanto, lembramo-nos de todos os acontecimentos que realmente mexeram com as nossas emoções. Se vimos algo acontecer ao nosso redor que nos apavorou, nos deixou muito feliz, nos deixou imóvel, enfim, que realmente nos fez parar o que estávamos fazendo e “mudar de rota”, lembramos.
Nos casos citados acima, a lembrança vem à nossa mente e lembramos como se o fato tivesse ocorrido ontem. Como exemplos de fatos marcantes que você e eu lembramos, podemos citar o nascimento do primeiro filho, um acidente de trânsito, a alta de uma pessoa que amamos e estava no hospital, etc. Não há como esquecer esses acontecimentos.
Na Bíblia Sagrada estão registrados vários acontecimentos que foram proporcionados por Deus e impressionaram as pessoas, para que elas fossem salvas e entendessem que Ele realmente existe e sabe tudo o que fazemos. Como exemplo, antes de entrar em Canaã, que hoje é o Estado de Israel, Moisés relembrou alguns acontecimentos que as pessoas tinham vivenciado junto com ele durante os 40 anos que ficaram andando pelo deserto até aquele momento chegar.
Conforme Deuteronômio 11.1-4: “Moisés disse ao povo: — Amem o SENHOR, nosso Deus, e sempre obedeçam às suas leis, aos seus mandamentos e às suas ordens. Pensem hoje na grandeza de Deus e naquilo que aprenderam a respeito do seu poder e da sua força. Foram vocês, e não os seus filhos, que viram e conheceram tudo isso. Lembrem dos milagres e de tudo o que o SENHOR Deus fez no Egito contra Faraó, rei do Egito, e contra toda aquela nação.”.
E continuou em Deuteronômio 11.5-9: “Vocês viram o que Deus fez com o exército dos egípcios e com os seus cavalos e carros de guerra, quando estavam perseguindo vocês. O SENHOR fez com que as águas do mar Vermelho os cobrissem e afogassem, e assim acabou com eles para sempre. Vocês viram o que Deus fez no deserto, durante a viagem até este lugar, e também o que fez com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Rúben. Na presença de todos a terra se abriu e engoliu os dois, junto com as suas famílias, barracas, empregados e animais. E vocês mesmos viram todos os grandes milagres que o SENHOR Deus fez.”.
É impossível esquecer-se de acontecimentos tão grandiosos como esses que foram relembrados por Moisés. Quem viveu e viu esses grandes acontecimentos, sempre lembrará. E relembrando isso, Moisés estava motivando o povo a ter a certeza de poder confiar no único Deus, que tanto fizera para protegê-los no passado, no novo desafio que havia chegado, que era a entrada na Terra Prometida.
Neste sentido, vale a pena fazer o exercício proposto por Moisés: antes de murmurar ou reclamar de algo que esta por vir, podemos lembrar de tudo aquilo que Deus fez por você e por mim ao longo das nossas vidas. E isso nos fortalecerá para enfrentar os novos desafios que virão.