Você e a Bíblia – Capítulo 77: Dificuldades e Aflições

Cada um de nós possui suas dificuldades e aflições diárias. As dificuldades de algumas pessoas podem ser maiores do que

Cada um de nós possui suas dificuldades e aflições diárias. As dificuldades de algumas pessoas podem ser maiores do que outras, mas de uma forma geral, todas as pessoas possuem problemas para enfrentar e resolver. Todos nós gostaríamos de acordar e ter alguma coisa resolvida definitivamente nas nossas vidas. Mas como podemos viver mais tranquilos, com paz, mesmo tendo nossas dificuldades e aflições?

Conforme João 16.33, Jesus disse: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.”. Jesus ressaltou que por estarem unidos com Ele seus discípulos teriam paz. E foi assim que aconteceu. Ele afirmou que no mundo eles iriam sofrer, mas aconselhou-os a ter coragem, e lembrou que Ele venceu o mundo.

Neste sentido, o ponto inicial e mais importante é que cada um de nós precisa se conectar com Deus, através de Jesus Cristo, para conseguir ficar “unido com Ele”. Essa afirmação também está registrada em João 14.6: “Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.”. Então, fica totalmente claro que só existe um Deus, o criador, e só existe um caminho para ele, que é Jesus Cristo.

Esta conexão muda totalmente a forma de lidarmos com nossas dificuldades e aflições. E é baseada na fé, conforme João 14.1: “Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.”. Desta forma, a paz mencionada na primeira citação representa que teremos sabedoria para entender: 1) Se realmente precisamos algo que tanto queremos ou estamos “reclamando de barriga cheia”; 2) Os motivos pelos quais ainda não recebemos aquilo que realmente necessitamos; 3) Que se não tivéssemos enfrentado uma determinada situação difícil (porta fechada), já passada, não teríamos uma porta aberta no futuro; 4) Que recebemos tudo aquilo que realmente necessitamos quando estamos conectados com Deus.

Basicamente, isso representa a verdadeira paz, sentida apenas pelas pessoas que estão conectadas com Deus. Neste sentido, se você andar pela sua cidade, encontrará pessoas que aparentemente falta tudo, no que se refere a bens materiais, um bom lugar para morar, etc, mas que não reclamam de nada. Ao mesmo tempo, você encontrará pessoas que aparentemente possuem tudo, mas só reclamam. E a diferença dessas pessoas geralmente é a presença e a falta de Deus, respectivamente.

Isso não significa que todas as pessoas que têm muitas posses não possuem conexão com Deus. Em muitos casos, as muitas posses foram presentes de Deus, como resultado da conexão com Ele. Mas o foco da abordagem deste texto é a paz que as pessoas conectadas com Deus possuem, independentemente de suas situações econômicas. E para as pessoas que estão “unidas com Deus”, vale Romanos 8.18: “Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro.”.