A relação dos alemães e italianos no período da colonização da região
Fabiano Pretto Neis e Suzana Maggioni Bertuol narram os 75 anos da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Com o objetivo de resgatar a história da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Picada Feliz, 4º distrito de Farroupilha, os escritores Fabiano Pretto Neis e Suzana Maggioni Bertuol lançam, no próximo dia 10, às 14h junto à Gruta, o livro Um pouco rais…. Um pouco nhoque. Em 120 páginas e com um texto objetivo e de fácil leitura os autores contam a história de 75 anos do lugar em dois momentos. O primeiro é o resgate histórico e o segundo é uma abordagem literária. O evento de lançamento conta com programação festiva. Na parte da manhã, às 10h, ocorre uma procissão e, a partir das 10h30, Missa Festiva. Às 12h ocorre o tradicional almoço (os ingressos serão vendidos no dia) e à tarde será feito o lançamento da obra, além da realização de rifão e baile.
Na parte histórica, o livro aborda questões como a geografia e ocupação da localidade, bem como situa as comunidades vizinhas: Linha Boêmios, Caravaggeto – Farroupilha, São Pedro e Santo Antonio – Alto Feliz, além de trabalhar com uma questão não muito abordada pela historiografia, que são as relações entre imigrantes italianos e alemães durante o processo de colonização nos últimos 25 anos do século 19. Seguindo no contexto histórico há um resgate da história da família Pretto, já que ao se resgatar a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, obrigatoriamente vem à tona a figura de José Pretto, idealizador, fundador da Gruta e personagem ainda presente na memória da localidade.
O diferencial é que o livro levanta outra versão sobre a fundação já que a história é a construção do passado, e muitas vezes histórias são esquecidas. Nos tópicos finais desta primeira parte se aborda então a história local após a fundação da gruta. A última parte do livro intitulada A viagem de Giuseppe, por meio de um cordel (tipo de poesia utilizada no sertão nordestino, mas associado à tradição camponesa na Idade Média) cheio de rimas e sonoridades e imagens, conta a história de José e da Gruta.