Acampamento Jovem discute terra, vida e cidadania

Evento, que ocorre em Garibaldi neste final de semana, é parte da 36ª Romaria da Terra

Jovens de todo o Estado armam acampamento no Parque da Fenachamp neste final de semana, em Garibaldi. Neste domingo e segunda-feira ocorre o Acampamento Jovem, parte integrante da 36ª Romaria da terra. A iniciativa propõe uma reflexão sobre Terra, Vida e Cidadania. A intenção, de acordo com o padre Rudinei Zorzo, responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Caxias, é promover a reflexão sobre o protagonismo juvenil na sociedade. Além disso, como não poderia deixar de ser, um momento de oração pelos jovens que perderam a vida na tragédia em Santa Maria, afirma Zorzo.

Na ocasião será trabalhado o tema Juventude e ecologia, especialmente diante da cultura urbana, para ampliar o conceito de terra e relembrar que o meio urbano também depende dela. Por meio de oficinas serão realizados estudos, debates e aprofundamento dos temas da Romaria que envolvam especialmente os jovens. Quem quiser participar pode se inscrever no site www.commissao.com.br, acessando o símbolo do Acampamento Jovem na página. No endereço também pode ser encontrada a programação completa do evento e demais detalhes, como o que é necessário levar. A inscrição tem o valor de R$ 10.

O Acampamento da Juventude nesta edição promoverá debates, reflexões e celebração da Terra como espaço mínimo para assentar a vida, refletindo sobre o tema: Terra, Vida e Cidadania. Promovendo a vida, as experiências concretas da agricultura familiar, do cooperativismo, de agroecologia, de partilha e de economia solidária, existentes na região e no Estado.