Cerca de 400 peregrinos são esperados para a 3ª Romaria PcD a Caravaggio
Evento acontece na tarde do próximo sábado, dia 17 de maio

Aproximadamente 400 peregrinos são esperados na terceira edição da Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio, no próximo sábado, dia 17, com início às 14h, em Farroupilha. A expectativa da comissão organizadora se baseia no número de participantes na edição anterior do evento, em 2023. “Em 2024, cancelamos a romaria em solidariedade à calamidade pública que o Rio Grande do Sul enfrentava, em decorrência das enchentes que devastaram o Estado”, diz o coordenador, Giovani Antonio Capra, presidente da Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef). “Como em qualquer processo em que há uma quebra de continuidade, é razoável esperar que a retomada se dê do ponto em que paramos – com 400 romeiros conosco”.
A Romaria das Pessoas com Deficiência seguirá o modelo adotado no ano retrasado. Assim, com tempo bom, a programação prevê saída da frente da Casa Lar Padre Oscar Bertholdo (mesmo ponto de partida das duas edições anteriores do evento, 4,1 quilômetros distantes de Caravaggio) às 14h, com bênção em frente ao Santuário às 15h30min e missa às 16h. Em caso de chuva, acontecerá carreata, com saída também às 14h, igualmente, da Casa Lar, para participação na celebração religiosa das 15h.
- A romaria é uma promoção de Amdef – coordenadora, Apae de Farroupilha/Escola de Educação Especial Sol Nascente, Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa), Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxias do Sul (Apadev), Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (Afadev) e Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (Inav).
- Também integram a comissão organizadora os casais idealizadores da Romaria, Gilberto Adami e Maria Ester Rigo Adami e Antonio Carlos Potrich e Ilma Neumann Potrich. O evento conta com parceria de Weiand Toyota, Sicredi Pioneira, Prefeitura Municipal de Farroupilha, Supermercados Andreazza, Dellamed, Samae Caxias do Sul e CGTec Comércio de Ferramentas.
Para saber
O coordenador da peregrinação, Giovani Antonio Capra observa que a Prefeitura Municipal de Farroupilha oferecerá ônibus para transportar, depois da missa, os romeiros, desde o Santuário até a Casa Lar Padre Oscar Bertholdo, em caso de dia de clima favorável