CTG Aldeia Farroupilha: 22 anos de amor e respeito ao tradicionalismo

“Nas cidades, nas serras e nos campos, somos sempre gaúchos”

O povo gaúcho valoriza muito suas tradições, exalta coragem e bravura de seus antepassados bem como o apego à sua querência.

Fotos, vestimentas, causos, conversas e a saudade, podem readquirir vida no momento em que reunimos nossas lembranças. Uma história é feita de fatos e épocas, relatos de vida. A história é a marca de um povo. História essa que começou em 1988, quando pessoas de coragem, amigos, que muito cultuavam as tradições e a cultura gaúcha, decidiram fundar um CTG. A maioria desses amigos nasceu em estâncias e saiu do campo em busca de uma vida melhor, veio para Farroupilha e instalou-se em vários bairros da cidade, destacando-se o bairro 1º de Maio, dessa forma a ideia de fundar um centro de tradições gaúchas fortaleceu-se devido ao bairro abrigar muitos desses imigrantes.

Então, aos 20 dias do mês de setembro de 1990, reunidos na casa de Genésio Beltrame Chaves (1º patrão da entidade), surgia o CTG Aldeia Farroupilha. Aldeia por ser um bairro novo, que vinha sendo povoado e Farroupilha em homenagem à cidade.

A construção da sede, localizada na rua Jacomina Veronese, 42, bairro 1º de Maio teve finalização no ano de 2006. Atualmente conta com espaço físico de aproximadamente 1.100 m², três departamentos ativos (artísticos, cultural e campeiro). Promove diversas atividades junto à comunidade, em especial com as invernadas artísticas, pré-mirim, mirim e juvenil, que vem desenvolvendo atividades junto às empresas da cidade.