Despedida em grande estilo
Abril Cultural, promovido pelo Sesc, chega ao final e encerra a programação com talentos consagrados

Chega ao final mais um Abril Cultural, iniciativa promovida pelo Sesc que trouxe à Farroupilha o melhor das artes em 30 dias de intensa programação. Nesta sexta-feira, em dois horários (confira boxe), será apresentado o musical infantil Pandorga da Lua, junto ao Clube Santa Rita. No sábado, a grande opção é a banda Funkalister, para quem curte o calor da música negra dos anos 70. No domingo, dose dupla de tradição gaúcha: a apresentação, junto ao Ginásio do Saturno, do espetáculo Os Senhores da Guerra, cuja apresentação no Encontro Nacional de Artes e Tradição (Enart 2013) deu ao CTG Ronda Charrua a premiação máxima do evento. Depois, o cantor e compositor nativista Luiz Marenco sobe ao palco e canta o Rio Grande em prosa, verso e muita música.
O musical infantil Pandorga da Lua é baseado no livro/CD Pandorga da Lua com ênfase na poesia universal musicadas com ritmos gaúchos. É um espetáculo que estimula a participação constante do público. Além dos músicos e cantores, conta com um teatro composto por dois atores: o personagem Anacleto (professor) e a Camila (aluna). O roteiro conduz a um processo de aprendizagem de forma divertida entre Anacleto, Camila, músicos, cantores, música e poesia, através de brincadeiras, danças, leitura, composição de poesias, audição, diálogos, alegria, sentimentos, emoção, cultura e educação. A proposta é divertir educando.
E os ritmos consagrados da música negra com seu inegável suingue serão apresentados pela Funkalister, formada em 2002 em Porto Alegre. A principal influência da banda é a música negra, principalmente o Funk dos anos 70, passando pelo rock, jazz e chegando até ao samba. A banda busca uma sonoridade típica das décadas de 60 e 70. O groove de baixo e bateria são fundamentais e se misturam com teclados eletromecânicos e analógicos tais como sintetizadores, pianos elétricos e clavinetes, além do naipe de sopros bem atuante formado por trompete, sax, trombone e flauta.