Feira do Livro: homenageado e patrono são revelados

Raul Tartarotti e Eduardo Cardoso foram recepcionados pelo prefeito Claiton Gonçalves e pela secretária de Educação, Elaine Giuliato, na segunda

Patrono e homenageado da 30ª Feira do Livro de Farroupilha receberam oficialmente na manhã desta segunda-feira, 26, o convite para participar do evento. Eduardo Cardoso e Raul Tartarotti foram recepcionados pelo prefeito Claiton Gonçalves e pela secretária de Educação, Elaine Giuliato, na prefeitura.

“Estamos em fase final do planejamento da nossa Feira, que ficou ameaçada pelas dificuldades financeiras. Hoje queremos fazer esse convite para cada um dos senhores, com os nossos aplausos”, destacou o chefe do Executivo.

Duda Cardoso, o Patrono

Eduardo Luiz Cardoso (Duda) nasceu em maio de 1974 em Farroupilha (RS). É publicitário, ilustrador e professor universitário. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como publicitário desde 1994, trabalhando principalmente como diretor de arte e redator em agências de publicidade em Porto Alegre e Caxias do Sul. Como ilustrador, desenvolve personagens para marcas e embalagens, trabalha com charges e cartuns para jornais e produz ilustrações para livros infantis.É professor universitário desde 2003 nas áreas de comunicação, marketing e administração. Produziu um filme de curta-metragem de animação chamado “Os Porralocas”, o primeiro curta-metragem de animação da serra gaúcha lançado em 2004.

Recentemente lançou a obra em quadrinhos “Assim na Serra Como No Céu: A Chegada Dos Imigrantes”. Com 64 páginas conta a história das três famílias de imigrantes pioneiros (Sperafico, Radaelli e Crippa) entre 1870 e 1900 e retrata, de forma didática, as causas da imigração, a jornada para o Rio Grande do Sul até o estabelecimento dos imigrantes em Nova Milano.

Raul Tartarotti, o homenageado

Raul Pedro Tartarotti trabalhou no Banco do Estado do Rio Grande do Sul por 33 anos, sendo 22 deles como gerente em diversas agências. Como hobby, paralelamente, se dedicava aos livros e a encadernação dos mesmos. Possui uma biblioteca com aproximadamente 1.500 exemplares. Foi à ele que as filhas do Sr. Millo Ornaghi, funcionário de A.Ruaro e Cia Ltda, confiaram todo o material sobre Farroupilha, que o pai garimpou com amigos, famílias e empresas durante muitos anos. Com o vasto material histórico e fotográfico de nossa cidade, Tartarotti concretizou a elaboração do livro “Farroupilha: a história de uma cidade”.