Natana é a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul
Ela conquistou o título durante a 41ª Ciranda Cultural de Prendas em Passo Fundo

No último final de semana foi realizada em Passo Fundo a 41ª Ciranda Cultural de Prendas. Representando a 25ª Região Tradicionalista (Caxias do Sul) e o CTG Aldeia Farroupilha, a farroupilhense Natana Gengnagel, de 16 anos, conquistou o título de 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.
Natana iniciou sua trajetória tradicionalista aos 3 anos de idade, integrando a invernada Dente-de-Leite do grupo Artes Nativas Sepé Tiarajú e Espumoso, cidade onde nasceu e permaneceu por 6 anos. Ali, foi prenda de faixa pela primeira vez, como prenda pré-mirim em 2001.
Em 2006, residindo em Farroupilha, começou a fazer parte do CTG Aldeia Farroupilha.
Depois de um ano de preparo, Natana enfrentou 24 concorrentes de todo o estado em diferentes provas. Foram 30 questões contendo história, geografia, tradição e tradicionalismo; redação; mostra folclórica – onde houve um resgate dos momentos de socialização das mulheres; declamação; dança tradicional; dança de salão; e prova oral – quando a candidata tem 15 minutos para se preparar e falar sobre um tema sorteado.
Natana, que é estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual São Tiago, é filha de Adimar Gengnagel e Ilda Coleraus Gengnagel, irmã de Érika Gengnagel e trabalha como estagiária na Brigada Militar.
A conquista representa muita responsabilidade, pois irei representar em qualquer lugar a beleza, a graciosidade e, principalmente a cultura da mulher gaúcha, enfatiza a jovem.