Os 83 anos das gêmeas gaiteiras

A arte foi ensinada pelo pai Luiz, com apoio e incentivo da mãe, dona Maria

Welinda Wenicki Cavalini e Zelinda da Silva Chaves comemoram neste dia 02 de dezembro o aniversário de 83 anos. Além de serem gêmeas, têm em comum o gosto em alegrar as pessoas tocando gaita de boca, arte ensinada pelo pai Luiz, com apoio e incentivo da mãe, dona Maria. Luiz (austríaco) e Maria (de origem alemã) vieram crianças da Europa depois da guerra. Se conheceram no Brasil, casaram, tiveram filhos entre as quais as gêmeas, Welinda e Zelinda, nascidas em 1940 e que ainda meninas aprenderam o ofício de tocar gaita de boca e animar as reuniões dançantes nas comunidades da colônia de Espírito Santo, Três de Maio, São Martinho, onde moravam.

Seu Luiz e dona Maria ensinaram as gêmeas Welinda e Zelinda a tocar gaita de boca. FOTOS: Arquivo Pessoal

Hoje cada uma tem filhos, netos e dona Welinda que “nasceu antes” tem até bisnetos.


Quem coordenou a surpresa para colocar esta homenagem no jornal, foi a filha Cleci que tem o mercado Cavalini no bairro São Francisco.
As homenagens e os parabéns são muitos. Welinda tem os filhos, Ilma, Cleci, Janete, Clóvis, Marilsa, Iveti e Vanusa. Netos Jander, Jone, Guilherme, Carlos, Gabriel, Jordan, Gabriela, Eduarda, Rafael, Grasiela, Giovane, Paulo, Eliane e Daiane e mais os bisnetos, Joanna, José, Alana, Alberto, Anderson, Letícia, Luiza e Isadora.
Zelinda tem os filhos Katiane, Moacir, Sueli e Janete e os netos Dejeison, Tamara, Martyn, Taynara, Matheus e Milena.

Vida longa para as queridas gêmeas e que com muita saúde e alegria continuem animando os encontros desta numerosa família…
Parabéns também do JORNAL O FARROUPILHA, do qual dona Welinda é leitora através da assinatura que a família tem há muitos anos.