Risos suspensos pela pandemia no Caverna Comedy Club
Rir sempre foi um ótimo remédio para quase tudo na vida. Mas a pandemia trouxe uma pausa também para os clubes que vivem de comédia, como o Caverna Comedy Club de Farroupilha
Hoje é sexta-feira! Isso, por si só, já coloca um sorriso no rosto da grande maioria das pessoas. O humor muda, o riso fica solto, antecedendo o final de semana, que representa a quebra na rotina. Hoje, 26/2, é Dia do Comediante, aquele profissional que tem por objetivo fazer rir. Pensando nisso, o Jornal O Farroupilha foi conversar com o casal Maíra e Thiago de Azevedo, proprietários do Caverna Comedy Club, o primeiro clube do gênero na Serra Gaúcha.
“No final de 2019 decidimos assumir a direção do clube. Foi uma decisão que nos deixou muito felizes, juntar empreendedorismo com o humor, que é tão importante para deixar a vida mais leve, como vimos agora durante a pandemia mesmo. Sempre consumimos esse estilo de comédia stand up e, logo que chegamos em Farroupilha, o Caverna foi o lugar onde nos sentimos em casa”, conta Maíra, vinda do Rio de Janeiro para ser chefe de imprensa e comunicação na prefeitura de Farroupilha, cargo que não ocupa mais.
Da imprensa para o mundo da comédia stand up, aquelas em que o artista faz sua performance em pé, em um ambiente projetado e aconchegante. Complementando o dito popular: “Morrer é fácil, difícil é fazer rir”, Maíra entrega as dificuldades que permeiam o objetivo do comediante. “Por incrível que pareça, é um mundo que se constrói com muitas lágrimas e muita luta. O trabalho que os comediantes têm para buscar a sua individualidade, evoluir o seu texto, mostrando a sua verdade e encarando um país que não valoriza a cultura é muito difícil. Já ouvi histórias de humorista cumprindo agenda de show no dia após a morte de um filho. Já ouvi relatos de quem estava por um fio e o sorriso trazido pela comédia mudou o rumo da vida”, conta a proprietária que, ao lado do marido, se identifica muito com o gênero, o que também facilita a relação descontraída com os clientes.
Pandemia
“O Caverna existe desde 2018 e vinha numa crescente muito boa. Fechamos em março de 2020 e tivemos que cancelar mais de 20 shows já marcados, com gastos com passagens aéreas, insumos… Foi bem pesado e ainda está sendo, pois muitos gastos continuam. Nós temos nossas profissões, eu publicitária e meu marido advogado, seguimos trabalhando, mas sabemos que voltaremos a ter nossa casa lotada de risadas assim que possível”, afirma Maíra diante da perspectiva de aguardar o enfrentamento da Covid-19.
Neste dia especial, a proprietária do Caverna Comedy Club deixa uma mensagem aos comediantes: “Aos comediantes, humoristas, imitadores, atores, redatores, produtores culturais e os tantos profissionais tão necessários que vivem para fazer rir: nosso muito obrigado! Parabéns por nos lembrarem repetidas vezes que sorrir é um grande remédio”.
Mais informações:
www.cavernacomedyclub.com.br