Atualizações sobre a Nota Fiscal Eletrônica

Em palestra na CICS, o secretário de Finanças, Jonas Tomazini, explanou sobre os procedimentos para o uso correto da Nota Fiscal Eletrônica

Na última quarta, dia 7, o secretário municipal de Finanças, Jonas Tomazini, e sua equipe palestraram na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CICS) sobre o tema emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe).

Os temas comentados foram os procedimentos para solicitação de nota fiscal de serviços eletrônica, formas de emissão, certificado digital, preenchimento e diferenças no encerramento do período de apuração na Declaração Mensal de Serviços Eletrônica para optantes de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. O público alvo do encontro eram os escritórios de contabilidade e as empresas prestadoras de serviços. Com a Nota Fiscal Eletrônica, não precisa mais pedir talão, o que vale é o documento na internet. Agiliza a gestão da empresa. Quem não tem estrutura básica pode continuar como está. Além disso reduz o impacto ambiental e não precisa ficar armazenada fisicamente, explica o secretário de Finanças, Jonas Tomazini.

Tomazini avaliou a palestra como positiva. Segundo ele, foram tiradas várias dúvidas sobre o assunto. Essa reunião foi nós que colocamos à disposição para fazê-la. Está pré-agendado para o dia 28 uma nova reunião para falar sobre recibo provisório de serviços. O secretário ressaltou que a nota eletrônica não é obrigatória. A escolha será de cada empresa.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica faz parte do Programa Nota Farroupilha, implementado em 2011 pela Administração Municipal.