Consumidores do Sul são os que mais confiam nas pessoas
Pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Ibope para conhecer melhor o consumidor traça os dois extremos
Pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Ibope para conhecer melhor o consumidor traça os dois extremos da con ança do brasileiro nas outras pessoas. De um lado estão os moradores da região Sul, os mais confiantes. Do outro, os da região Nordeste. Na média do país, o brasileiro é bem descon ado: 62% dos brasileiros dizem ter pouca ou nenhuma con ança nas pessoas. É o que mostra a Retratos da Sociedade Brasileira: Con ança Interpessoal. É importante para a CNI conhecer o consumidor. Quando ele está descon ado, isso afeta sua decisão de consumo ou de investimento, a rma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.
OS MAIS CONFIANTES – Os moradores da região Sul são os que mais con am em seus pares. Dos moradores dos três estados, 45% dizem ter alguma ou muita con ança na maioria das pessoas. É o maior percentual entre as cinco regiões (varia de 32% a 42% nas outras quatro) e acima da média nacional (37%). A população do Sul é a mais con ante quando se analisa todas as relações, com a família (97% con am), com os amigos (80%), com os vizinhos (64%) e com os colegas de trabalho/escola (59%). A CNI ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios de todo o país.
OS MAIS DESCONFIADOS – Os moradores dos estados do Nordeste são os mais descon ados: dois terços da população (66%) dizem não con ar na maioria das pessoas. Nas outras quatro regiões, o índice varia de 52% a 65%. Quando se analisa a con ança dos nordestinos nos amigos, nos vizinhos e nos colegas de trabalho, a população da região continua sendo a menos con ante (veja quadro). Somente em relação à con ança na própria amília é que deixam de ocupar o último lugar – dos moradores do Sudeste, 7% dizem não con ar na família, enquanto entre os do Nordeste o percentual é de6%, igual à da média nacional.