Elisa Tramontina recebe homenagem

Fundadora do Grupo Tramontina e os empresários José Rubens de La Rosa e Norberto Fabris estão sendo reconhecidos em tradicional evento do SIMECS

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), Getulio Fonseca, apresenta os três empresários que vão receber o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2011: Elisa de Cecco Tramontina (In Memoriam), José Rubens de la Rosa e Norberto Fabris. Os nomes foram escolhidos por uma comissão especial do SIMECS e revelados, dia 8 de novembro, durante entrevista coletiva no Sindicato.

Para Clovis Tramontina, presidente do Conselho da Tramontina, receber o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2011, em nome de Elisa de Cecco Tramontina, traduz a dedicação de todos os que trabalham na empresa. Sentimo-nos felizes, porque vimos que o esforço inicial de minha avó Elisa, frutificou. Ela foi uma grande visionária e muito corajosa. A minha avó Elisa entendia como ninguém que o apoio e a colaboração seriam fundamentais para chegarmos ao que somos hoje, uma empresa centenária construída com valores sólidos e que trabalha para chegar ao próximo centenário.

Para José Rubens de la Rosa, CEO da Marcopolo S.A., o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera significa um
reconhecimento de extrema importância. Segundo ele, Caxias do Sul, por ser uma cidade empreendedora e vitoriosa, tem inúmeros executivos que também mereciam esta honra. A Marcopolo me propiciou as oportunidades e me deu o voto de confiança necessário para desenvolver o meu plano de trabalho. Por isso, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera pertence também aos mais de 20 mil colaboradores da empresa. Juntos, construímos a história de sucesso que dá base a esta homenagem, comenta.

Receber o Mérito Gigia Bandera para Norberto Fabris, diretor executivo da Randon, é motivo de muito orgulho, pois considera esta homenagem como a mais importante distinção no âmbito industrial da região. Dedico principalmente ao meu pai, que foi um grande incentivador da minha carreira, a minha família, e também a toda equipe Randon, completa. De acordo com ele, estar na seleta galeria dos homenageados é um incentivo para enfrentar os próximos desafios e conquistar novos horizontes.

A solenidade acontece no Clube Juvenil, em Caxias do Sul, dia 25, às 20 horas. O Mérito Gigia Bandera chega à sua 19ª edição firmando o compromisso do SIMECS de homenagear empresários que tenham se destacado em seu segmento. Durante a outorga, será lançada a 12ª edição do Balanço Social do SIMECS.  

Troféu Gigia Bandera 

Desde 1987, o SIMECS faz de Gigia Bandera a síntese do Mérito Metalúrgico. Anualmente, reconhece com o Troféu Gigia Bandera personalidades que, com sua visão estratégica, representação institucional, empresária e de defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações.

O Troféu Gigia Bandera é uma obra do artista plástico Jesiel Bellini e foi fundido em resina de poliéster, pintado com tintas e pigmentos imitando o bronze. Seu pedestal foi esculpido em madeira de imbuia e finalizado com plaquetas de metal identificando a homenagem e o homenageado. Obra de traços firmes e fortes, esculpidos no rosto de uma mulher, traduz a altivez, a experiência e o empreendedorismo de Luigia Carolina Zanrosso Eberle – Gigia Bandera.

Natural de Monte Magré, Província de Vicenza, Itália, Gigia Bandera nasceu em 2 de junho de 1854. Em 1878 casou-se com Giuseppe Giacomo Eberle, com quem teve 10 filhos. Em 1884 chegou ao Brasil, instalando-se com a família em Caxias do Sul. Em 1886, o marido Giuseppe, então agricultor, comprou de Francisco Rossi uma funilaria na Rua Sinimbu. Com o tempo, decidiu dedicar-se somente às atividades agrícolas, cabendo a Gigia Bandera o aprendizado na pequena indústria. Ela atendia ao balcão, trabalhava na oficina como funileira, fabricando e
consertando peças para depois vendê-las, e cuidava dos filhos.

Como pioneira do seu tempo, a microempresária Gigia Bandera é reconhecida como uma mulher empreendedora, que impulsionou, desde a sua época, o desenvolvimento industrial regional.