Granja Tang é tricampeã da Expointer

Melhor expositor e criador da raça holandesa desde 2003, a empresa consagrou-se como campeã novamente

Tatiane De Bastiani

Nesta quinta-feira, dia 1, a Granja Tang, representando o nosso município na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer)-em Esteio, recebeu pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio máximo do evento. A empresa é associada à Cooperativa Santa Clara e possui apenas dois funcionários além de seus três proprietários. Líder na premiação com as melhores vacas holandesas, levou para casa os três maiores prêmios do evento, dentro das suas criações.

 A vaca Theeruel Ariana Cousteau foi consagrada como a Grande Campeã; a Marta ficou como segunda colocada sendo a melhor vaca Reservada de Campeã e o terceiro lugar ficou com a Raquel Gibson Roy, como melhor úbere adulto. Ao todo, foram oito premiações em nove categorias.

 As classificações se iniciaram desde terça-feira, dia 31, quando a vaca Ariana rendeu a empresa o prêmio de melhor vaca leiteira, produzindo 72,5 litros de leite ao dia. Para esta classificação as vacas passam pelas suas cinco ordenhas diárias, onde se subtraem da quantidade total de leite, as duas principais coletas: a primeira e a última do dia. O restante é o que dá o resultado total de litros de leite.

Na quarta-feira, foram premiados com o terceiro lugar em vacas jovens e também como o melhor conjunto de fêmeas jovens. Apesar de Marcos Tang, médico e um dos proprietários da empresa, contar que a Granja não é adepta a torneios leiteiros, decidiram começar a participar, pelo maior reconhecimento dos animas. “Assim elas são vistas não apenas pelo sentido morfológico, mas também, produtivo”, argumenta Marcos Tang.

Com tantos prêmios, muitos podem pensar que a empresa tem grande propriedade de terra, mas não. São apenas 15 hectares, com 40 vacas holandesas e que garantem em média 1.600 litros de leite diariamente. “Não esperávamos ganhar o concurso na categoria leiteira, pois competimos com muitos profissionais capacitados”, explica Tang.

Hoje, sexta-feira, dia 2, mais um reconhecimento será entregue à empresa, durante a feira. Orlando Tang, receberá das mãos de nossa presidenta Dilma, a medalha Assis Brasil, em honra ao excelente trabalho como produtor rural em pouca propriedade. “Superamos as nossas expectativas. Mas graças ao nosso trabalho contínuo, união, carinho aos nossos animais, investimento em genética e sanidade, conseguimos tudo isso”, respalda Itamar Tang, proprietário da empresa.

Itamar ainda comenta que Farroupilha é um município industrial, mas que não devemos esquecer que suas maiores “empresas” ainda são a agricultura e a pecuária. “Nosso resultado mostra que não precisamos ser grandes para competir com os grandes, mas precisamos sempre, ter algo a mais”, salienta Itamar Tang.