Inadimplência em Farroupilha chega a mais 6,5 mil devedores em 2013

Número de CPFs cadastrados no SPC da CDL até dezembro de 2013 atingiu mais de 6.500.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Farroupilha (CDL), gestora do banco de dados do SPC divulgou esta semana dados sobre a inadimplência no município. O número de CPF’s cadastrados no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da entidade chegou a 6,5 mil em 2013, com um total de 2,17 registros por cadastro.

De janeiro a dezembro de 2013 ocorreu 1% a mais de inscrições no SPC comparando o mesmo período de 2012, segundo dados do SPC da CDL. O índice mostra que cerca de um terço da população economicamente ativa está inadimplente. A executiva da CDL Farroupilha, Michele Franco, informa que o aumento da inadimplência não é privilégio somente de Farroupilha. Em toda a região serrana o índice de inadimplência é o mesmo. Acompanhamos toda a região e a inadimplência aumentou também nas cidades vizinhas. O consumidor se endividou mais depois de 2010 impulsionado pelas facilidades de compras com taxas de juros mais baixas e pela necessidade de realizar alguns sonhos como compra da casa própria ou de automóveis.

Como no Brasil ainda não se tem acesso à educação financeira – cuja cultura já existe nos países desenvolvidos – os cidadãos ainda sofrem para administrar as suas contas endividando-se cada vez mais. Para combater a inadimplência, Michele recomenda que os consumidores procurem o balcão da CDL onde são realizadas consultas gratuitamente nas bases de dados do SPC e SERASA e que verifiquem as suas pendências procurando imediatamente as empresas para renegociar as suas dívidas.

Já para as empresas a solicitação é que não deixem de registrar na base, recuperamos para as empresas em até 15 dias cerca de 35% das dívidas; em até 30 dias cerca de 51% das dívidas; em até 90 dias cerca de 65% das dívidas. A CDL também oferece aos seus associados semanalmente consultoria e treinamento na área de crédito e cobrança gratuitamente com o objetivo de auxiliar as empresas na recuperação. A CDL, por meio do balcão de atendimento, está à disposição do público de segunda a sexta-feira das 8h às 18h45 e sábados das 9h às 11h45.