Lojas Becker inaugura filial

Nova loja da rede abriu suas portas em Farroupilha na sexta-feira, dia 3, na rua Barão do Rio Branco, esquina com José Dalla Riva

As Lojas Becker é hoje uma das maiores redes varejistas do Sul do Brasil. Tem uma brilhante trajetória comercial imposta por uma família em conjunto com seus colaboradores, depois de transformar uma pequena ferraria em uma das grandes forças do varejo do Sul do Brasil.

A inauguração da filial em Farroupilha aconteceu na sexta-feira, dia 3, funcionando em um amplo prédio na rua Barão do Rio Branco. Ali funcionava até alguns meses atrás a tradicional fábrica de móveis Bernardi. O imóvel foi adquirido por um investidor de Bento Gonçalves e após a ampla reforma, alugou as instalações para a rede Lojas Becker.

Conforme o gerente local, Adelmir Tochetto, são 16 colaboradores atuando na loja, que oferece móveis, eletrodomésticos, ferramentas e materiais de construção. Todos eles são de Farroupilha, o único de fora sou eu, declarou Tochetto.

O gerente é natural de Erechim e atuava há mais de um ano na filial de São Miguel do Oeste, Santa Catarina. Menciona que recebeu com alegria o convite para vir gerenciar a Lojas Becker de Farroupilha e está fazendo de tudo para oferecer produtos de qualidade e com bons preços aos farroupilhenses. Tanto, que a oferta de inauguração é imperdível: tudo em 10 vezes sem juros.

História de sucesso
Tudo começa a ser escrito a partir de uma pequena ferraria comprada pelo fundador da empresa, Aloysio Eleutério Becker, em 1952. O estabelecimento possuía 102 m², em um prédio de madeira, e apenas dois funcionários. Situava-se em Salvador das Missões, antes, Distrito da cidade de Cerro Largo, hoje também município. A linha de produtos produzida inicialmente pela ferraria era pequena, incluindo facas, ferramental para uso agrícola e plantadeiras manuais. Já em 1959, expande o ramo com a comercialização de peças para bicicletas e artefatos diversos de metal.

Em meados de 1975, era inaugurada a primeira filial, no município de Cerro Largo, e que após quatro anos, também recebia a sede da empresa. A atual localização em Salvador das Missões impedia uma perfeita comunicação com o sistema bancário e telefônico. Na mesma época, e já tendo Eleonor Oscar Becker, filho do fundador Aloysio à frente dos negócios da empresa, várias cidades da região recebiam filiais da rede.

O processo de expansão foi acelerado a partir de 1992, quando as Lojas Becker já contavam com 16 estabelecimentos. Cinco anos mais tarde, a empresa já possuía 33 filiais, se destacando por prestar um bom atendimento, oferecer produtos dos melhores fabricantes, preços diferenciados e condições facilitadas, umas das principais políticas da empresa.

No ano de 2001 a empresa alterou então a Razão Social, de Aloysio Eleutério Becker para Lojas Becker Ltda, e seguiu seu processo de crescimento, quando nesta data já contava com 70 pontos de venda.

Hoje, a empresa conta com mais de 180 lojas em todo o interior do Estado do Rio Grande do Sul e também oeste de Santa Catarina, consolidando-se como um dos maiores grupos de varejo do sul do país.

Modernização
Pensando na agilidade no processo de entrega, a empresa conta com um moderno sistema de distribuição de mercadorias para as filiais. São dois Centros de Distribuição com mais de 22 mil metros quadrados e recentemente a conclusão de mais um Centro de Distribuição com 10 mil metros quadrados. Também uma frota particular com mais de 140 caminhões.

Dentro da política de crescimento com segurança, o planejamento para a busca do crescimento é feito sempre dentro das possibilidades da empresa, condições de mercado e oportunidades de novos negócios, com seriedade e competência visando a garantia da satisfação de colaboradores e clientes.

Expansão do grupo
Em 1994 surge a Transbecker, empresa voltada para o transporte de mercadorias para o grupo. Conta hoje com mais de 100 veículos que transportam alimentos para RS, SC, PR, SP, MG e RJ e executam a logística inversa com mercadorias dos fornecedores do centro do país, para abastecimento das lojas. Em 2001 cria-se a Administradora de Consórcio Becker Ltda, empresa criada para acompanhar tendências de mercado e atender os próprios clientes do grupo com a venda de planos de eletrodomésticos, material de construção, motos, carros e imóveis. Em 2005 fundou-se a Transleju, outra empresa de logística do grupo Becker igualmente voltada para o transporte de cargas para terceiros. Em 2007 cria-se a Becker Incorporadora de Imóveis, empresa do grupo que gerencia os prédios das lojas que já somam 30 prédios próprios. Em 2008 a empresa cria a FinanBecker empresa financeira para gestão do Crédito e Cobrança da Empresa.

Também conta com a Industrial Becker, uma indústria do ramo agrícola que fabrica implementos de pequeno e médio porte, churrasqueiras, lareiras, betoneiras, aberturas de madeira, para serem revendidos também nas Lojas do Grupo além de revendas por todo país.