O preço do atraso
Estudo de duas mil páginas realizado pela entidade alinha 177 projetos que podem desatar os nós logísticos. O custo é de R$ 15,2 bi

As 51 obras prioritárias para a infraestrutura de transporte da Região Sul necessitam de um total de R$ 15,2 bilhões em investimentos até 2020. Se nada for feito, haverá um colapso na nossa infraestrutura e logística, alertou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, durante o lançamento do Sul Competitivo, que contou com as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, no início da semana.
No total de 2 mil páginas, o estudo alinha 177 projetos que podem destravar os nós logísticos, segundo informações divulgadas pela Fiergs. É preciso a união dos governos estadual e federal, dos parlamentares e do setor produtivo para resolver os gargalos que impedem a competitividade de toda a Região Sul do Brasil. O estudo que apresentamos mostra que o custo de não fazer é muito maior do que os investimentos necessários para as obras de infraestrutura apontadas, disse Müller, na última segunda-feira, na sede da entidade, quando o trabalho foi apresentado à Bancada Federal gaúcha, a empresários e à imprensa.
Segundo o presidente da FIERGS, o custo logístico do Brasil – que engloba transporte, estoque e armazenagem – chega a 15,4% do Produto Interno Bruto, de acordo com projeções do Banco Mundial. Outras fontes asseguram uma colocação ainda pior, em torno de 17% do PIB, e no Rio Grande do Sul chegaria a 18% do PIB estadual. Enquanto isto, o custo logístico nos Estados Unidos é de 8,5% do PIB e a média dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico atinge 9%.
O Sul Competitivo foi apresentado a empresários gaúchos em evento conduzido pelo coordenador do Conselho de Infraestrutura da FIERGS, Ricardo Portella Nunes. O diretor da Macrologística, empresa responsável pelo levantamento, Olivier Girard, mostrou o detalhamento do estudo.