Parabéns, Comerciante

O comerciante é aquele profissional capaz de transformar um desejo em realidade. E, por isso, o Dia do Comerciante, comemorado

O comerciante é aquele profissional capaz de transformar um desejo em realidade. E, por isso, o Dia do Comerciante, comemorado dia 16 de julho, foi criado para homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços para os consumidores.

Neste momento mais delicado economicamente, em que boa parte do Estado precisou retomar as restrições comerciais em razão do agravamento da situação da covid-19 no Rio Grande do Sul, o Sebrae RS está totalmente mobilizado para oferecer apoio, produtos e serviços para ajudar a superar estes desafios. Para isso, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, dá dez dicas para o enfrentamento da crise e para uma melhor retomada da economia futuramente.

 

Confira:
 
1. Cuidar das pessoas. Por pessoas, falamos de funcionários e colaboradores, pois são eles que vão levar a sua empresa a atravessar essa crise.

2. Blindar o Caixa. Gerir com extremo cuidado os recursos do negócio, pois é o caixa que vai garantir a sobrevivência da sua empresa.

3. Olhar para o mercado. Lá no mercado estão todas as informações para reestruturar o negócio e superar esse momento de crise.

4. Adaptar o seu negócio ao mundo digital. Ingressar nessa nova era que vai permitir a sobrevivência a longo prazo da empresa.

5. Atender clientes com velocidade. A concorrência está cada vez mais acirrada, portanto, a velocidade em que se consegue satisfazer as demandas dos clientes vai ser fundamental para o futuro da empresa.

6. Experimentar novos processos: inovar. Levar a inovação para dentro da empresa, e ela não precisa ser sofisticada. Uma alteração singela de qualquer processo, de gerenciamento de estoque, de processo de compra pode ser suficiente para criar um diferencial para a sua empresa. Até a alteração de um layout de uma vitrine ou de uma vitrine virtual, através de sites de marketplace, pode fazer a diferença para enfrentar a concorrência.

7. Mudar comportamentos e atitudes. Adaptar-se às novas tendências e exigências deste novo normal, que está transformando as relações entre fornecedores, empresas e seus consumidores finais. 

8. Pesquisar tendências. Olhar para frente e ver para onde o mercado e as tendências de consumo estão indo.

9. Buscar informações atualizadas e confiáveis. É necessário para que você possa se localizar e, com isso, criar estratégias que permitam a sobrevivência do seu negócio.

10. Trabalhe muito. O seu negócio precisa de muita dedicação e só você, através do seu conhecimento, da sua dedicação, do seu comprometimento, da sua liderança com os seus colaboradores e clientes, garantirá a sobrevivência do seu negócio para o futuro.