Produção de kiwi aumenta em 2011

Inverno rigoroso de 2010 e poucas chuvas são apontados como fatores importantes no aumento para 1,7 toneladas da produção farroupilhense

Farroupilha, município responsável por 40% da produção de kiwi no país, projeta para este ano uma safra de 1,7 toneladas. Em 2010, os números chegaram a 1,5 toneladas.

Conforme Alfredo Gallina, agrônomo da Emater de Farroupilha, a boa notícia se deve em função das excelentes condições climáticas, como baixo índice de chuvas no ano passado, no período da polimização, e inverno rigoroso. “Isso, sem dúvida, contribuiu para uma melhor colheita neste ano. Também não podemos deixar de destacar que hoje, o produtor detém conhecimentos técnicos para produzir frutos de melhor qualidade”, salienta.

Esse conhecimento é possibilitado através da parceria entre Emater e Secretaria da Agricultura do município, que procura oferecer ao produtor condições favoráveis para o bom andamento dos trabalhos.

De acordo com o agrônomo, o período de colheita no município vai de março a maio e o conhecimento da poda de fortificação, adubação, manejo de irrigação, raleio e ponto de colheita, que deve chegar a 6 graus Brix, teor de açúcar permitido, contribui para destacar o fruto farroupilhense junto ao mercado nacional e internacional. Também, em sua opinião, é necessário salientar o trabalho de pesquisa voltado à produção da fruta e seu plantio. “Nos últimos anos, as pesquisas se intensificaram e problemas antes verificados puderam ser solucionados. Ainda encontramos alguns obstáculos, mas esses já estão sendo estudados”, acrescenta Gallina.

Para o secretário da Agricultura, Nestor Zanonato, o cultivo de kiwi no município está crescendo a cada ano e a produção ganha cada vez mais destaque.

Entre as variedades mais produzidas no município destaque para: Golden King, MG06, Bruno, Elnwood e Monty. Farroupilha possui atualmente 80 produtores de kiwi e a área ocupada para o plantio chega a 130 hectares. O kiwi foi introduzido em Farroupilha no final dos anos 80 e hoje o município é considerado o maior produtor do Brasil.

Ações projetam intensificar produção
Para o secretário municipal da Agricultura, Nestor Zanonato, a secretaria, preocupada com a qualidade do kiwi e buscando oferecer condições adequadas ao produtor, está atenta às dificuldades e procura, junto à Emater, garantir meios de melhorar as condições locais.

O secretário ressalta que a secretaria projeta trabalhar através de três frentes importantes para assegurar tal objetivo. Uma delas diz respeito a disciplinar a colheita do kiwi, observando a Portaria nº 34, do Ministério da Agricultura.

A segunda medida é coibir a colheita antes do tempo mínimo. “O kiwi deve atingir 6 graus brix para ser considerado pronto para a colheita e a atenção a esse fato é de extrema importância quando falamos em qualidade do produto”, observa.

Outra medida é o projeto que tramita junto ao Congresso Nacional referente a taxação maior do kiwi importado o que contribuirá para melhorar o valor do produto no mercado interno. “Essas três frentes de trabalho já estão sendo encaminhadas e serão intensificadas a partir de junho ou julho”, reforça o secretário.

O secretário informa ainda que o compromisso da secretaria é trabalhar em cima da conscientização quanto ao momento certo da colheita e abrir mais o mercado para o produto local.  


Leia mais sobre o assunto na edição impressa  nº1731
 

Texto Adriana Lins