Saques nas contas inativas do FGTS podem ser feitos até o dia 31 de julho
Previsto inicialmente para sexta-feira (14), os pagamentos das contas inativas da última fase terão início no sábado (8)
Os trabalhadores que pediram demissão, ou tiveram seus contratos extintos por justa causa até 31 de dezembro de 2015, podem sacar o saldo das contas inativas do FGTS até o dia 31 de julho.
Segundo informações do gerente da Caixa Econômica Federal, Plínio Balbinot, a movimentação das cerca de 20 mil contas inativas em Farroupilha devem gerar um montante de 22 milhões de reais. Destes, cerca de 20 milhões já foram sacados.
Balbinot afirma que ainda devem ser movimentadas 1.800 contas dos nascidos em dezembro, que podem sacar os valores a partir de 8 de julho. Conforme reiterado acima, o prazo final é 31 de julho e vale também para os trabalhadores que, por alguma razão, não conseguiram fazer o saque no prazo estipulado para as suas respectivas datas de nascimento (estes já podem inclusive sacar, sem ter que esperar até o dia 14).
Ainda de acordo com o gerente, a avaliação que se faz desses meses de saques nas contas inativas é extremamente positiva, pela quantidade de pessoas que procuraram a agência. Tivemos dias de grande movimento, mas nos organizamos. A Caixa se preparou para isso, nos organizamos internamente, não tivemos problemas de sistema. A abertura aos sábados foi muito importante porque passamos a ter a equipe toda fazendo o atendimento exclusivo para o FGTS. E pudemos ver os trabalhadores saindo daqui felizes ao sacar seus respectivos saldos. Com certeza esse dinheiro foi usado para quitar algumas contas, comprar algumas coisas que eles estavam necessitando. Percebemos também a movimentação que o comércio teve naqueles sábados de pagamento. Acho que foi bom para todo mundo: para os trabalhadores, para o comércio e claro, para Farroupilha.
Balbinot retifica que os dias de atendimento exclusivo foram de grande movimento e os dias posteriores geraram um movimento ainda maior. Só me resta agradecer aos trabalhadores, porque as vezes eles não eram atendidos no tempo previsto na lei em razão das filas, aguardavam um pouco mais, sabiam do movimento, entenderam a situação e todos eles saíram satisfeitos. Outros tinham expectativa de sacar o valor, mas por algum problema de cadastro tiveram que regularizar e esperar um pouco mais. Mas enfim, todos os casos foram tratados e todas as situações foram devidamente adequadas.
O gerente encerra destacando que, em relação aos calendários já passados, apenas 5% das pessoas ainda não sacaram o dinheiro. Seria 5% dos 22 milhões. Alguma coisa perto de 1 milhão de reais. 95% dos que já tiveram direito a saque, sacaram. Ainda faltam os nascidos em dezembro. O prazo começa em 8 de julho e vai até o dia 31 do mesmo mês. Quem ficou para trás também tem até o dia 31 para fazer o saque.
ÚLTIMO LOTE
A Caixa Econômica Federal inicia neste sábado (8) o pagamento das contas inativas do FGTS para trabalhadores nascidos no mês de dezembro. Mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir do mês de julho. O valor total disponível para saque nesse mês ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total disponível.
O banco abrirá cerca de 2 mil agências no sábado (8) em todo país entre 9h e 15h. As agências selecionadas terão atendimento exclusivo para realizar pagamento de contas vinculadas FGTS, solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão. Além disso, está prevista a abertura antecipada (2 horas antes) de todas as agências da Caixa no dia 10 de julho para pagamento exclusivo de contas inativas do FGTS.