Chegou a vez do futebol feminino na SERC Brasil
O que começou como uma brincadeira entre amigas, acabou se tornando nada mais nada menos do que o time de
![](https://media.ofarroupilha.com.br/2021/06/983cc319-gr_0.249004001498851309-700x445.jpg)
O que começou como uma brincadeira entre amigas, acabou se tornando nada mais nada menos do que o time de futebol feminino da SERC Brasil. As meninas jogavam no campo do Santos, no bairro São José, por diversão mesmo, recreação. Quem teve a ideia de montar o time feminino foi o Gabriel Marchet (diretor de administração e marketing do Brasil). Ele falou com a Marluci (das meninas do time, a mais próxima dele), ela me chamou para ajudar e a gente começou a treinar. Na parceria, o Brasil nos deu todo o fardamento, bolas, enfim, tudo que precisamos, explica Gilson Gilnei da Rosa, o Gilson Melão, coordenador do projeto.
Segundo Gilson, pelo fato dele, de toda a comissão técnica e das meninas trabalharem, os treinos acontecem sempre nos domingos pela manhã, das 8h às 10h, no campo do bairro Cinquentenário, mas em feriados que caem durante a semana, dependendo das possibilidades, o time aproveita para treinar também.
Em relação as competições, Gilson explica que por enquanto o time está apenas treinando, mas deixa um recado importante: aqui no Sul é difícil termos competições femininas de futebol de campo. Tem só o Gauchão. Então estamos treinando e nos preparando até setembro, e de setembro para frente faremos uma seletiva para montar o time que irá disputar o Gauchão Feminino 2018.
Gilson destaca também que, enquanto o time treina, Gabriel Marchet trabalha nos bastidores em busca de patrocínio, já que são necessários recursos para disputar as competições e essa é justamente a maior dificuldade, por conta da falta de interessados em apoiar e incentivar o futebol feminino.
Nível elevado, mas nada que assuste as novas guerreiras Rubro-Verde, que estão muito bem acompanhadas nos treinamentos. O técnico é o experiente Éder Vanzin, figura conhecida na casamata dos campeonatos de várzea da cidade, tendo comandado várias vezes equipes que se sagraram campeãs do Farroupilhão, campeonato amador mais importante do município.
Além disso, Éder, que é um apaixonado por futebol, possui curso de treinador profissional pelo Sindicato dos Treinadores do RS, especialização em tática e técnica pela faculdade do futebol online e especialização em formação e esquema tático, também pelo Sindicato dos Treinadores do RS, além de ter participado de uma palestra com o treinador da Seleção Brasileira, Tite.
Tamanha dedicação de Éder, Gilson e de toda comissão técnica, aliada ao empenho e dedicação das meninas já fez com que o trabalho em torno desse projeto gerasse o seu primeiro grande resultado. No último dia 18 a equipe feminina do Brasil recebeu o Damas da Bola, de Caxias do Sul, no Estádio das Castanheiras, para uma partida amistosa. O resultado? Vitória Rubro-Verde por 10 a 0!