Tecnologia aproxima pessoas em período de isolamento

Ferramentas de videoconferência, redes sociais, aplicativos de entrega, canais de streaming e cursos à distância estão sendo mais utilizados no período de quarentena

Na tentativa de limitar a disseminação do novo coronavírus, governos de vários estados do Brasil têm tomado medidas para aumentar o distanciamento social. Em tempos de quarentena, algumas soluções tecnológicas têm unido amigos e desconhecidos para minimizar o isolamento.  

Durante este período, a tecnologia tem sido fundamental não só para passar o tempo navegando em redes sociais e em streaming (transmissão de conteúdo, como áudio ou vídeo, on-line), mas também — e principalmente — para dar continuidade as interações humanas. “Já que não podemos ter relacionamentos humanos nem ficar muito próximos, a internet cumpre esse papel, além de promover ações sociais como o compartilhamento de listas de supermercado, compra de produtores locais e outras ações. A tecnologia tem esse objetivo, ser um canal facilitador para atividades humanas”, afirma Maria Carolina Avis, professora do curso de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

A tecnologia aproxima as pessoas não só em tempos de crise, mas no cotidiano. A chegada dos aplicativos, das redes sociais e até mesmo dos buscadores (como o Google) mudaram o modo de vida. Maria afirma que o uso dessas soluções aumentou durante o isolamento social. “Já que não podemos ficar circulando, indo ao supermercado e nem a restaurantes, os serviços de delivery estão sendo muito utilizados. Aulas on-line, serviços de streaming (como o YouTube por exemplo) e redes sociais acumulam absurdos números de acessos todos os dias durante a crise, já que as pessoas buscam entretenimento e uma atividade que ajude em suas tarefas”, comenta.

Videoconferências

Outro movimento comportamental apontado pela professora foi o aumento na utilização de ferramentas de videoconferência por pessoas que, mesmo com a distância física, querem se comunicar e manter um contato humano por precisarem ficar longe fisicamente. “Também estão sendo muito usadas por empresas, para que seus colaboradores continuem suas atividades habituais e por instituições de ensino para que seus alunos continuem aprendendo”, completa.

A professora ressalta que a utilização dessas soluções tecnológicas neste período de crise pode mudar o comportamento e a cultura organizacional. As equipes da Microsoft, por exemplo, registraram, desde o final de janeiro, um aumento de 500% no uso interno das suas soluções Teams para reuniões, chamadas e conferências na China. Segundo a empresa, o uso também aumentou nos Estados Unidos.

“Muitas companhias que antes não acreditavam no trabalho em regime de teletrabalho agora se obrigam a adotar essa opção. Mais importante que as ferramentas que estamos recorrendo durante os tempos de crise é a cibercultura, que estará avançada após a pandemia. Como tudo na vida, tudo que é ruim tem uma parte boa”, afirma Maria.