Aposta na gestão produtiva e no relacionamento humano
Desenvolver a atividade profissional com o olhar voltado ao futuro, se adaptando às mudanças, vislumbrando horizontes e encarando os desafios
Desenvolver a atividade profissional com o olhar voltado ao futuro, se adaptando às mudanças, vislumbrando horizontes e encarando os desafios com responsabilidade e vontade de fazer a diferença. Aposta no conhecimento e na paixão pela escolha acadêmica. Esses fatos podem definir com maior precisão algumas das características da personalidade do Diretor do Núcleo da Universidade de Caxias do Sul, em Farroupilha – Nufar, Celso Ferrarini, que assumiu o cargo em janeiro de 2011.
Para ele, a educação representa muito mais do que apenas ensinar, significa um processo que une o indivíduo, o conhecimento e a relação com os demais fatores que congregam uma sociedade, como a sintonia entre saber ouvir as demandas e encontrar formas de concretizá-las, por exemplo. Conforme o diretor, a formação da sociedade deve ser sustentável e, para isso, necessita dispor de meios para a sua realização.
Professor há 15 anos e há 11, atuando junto a UCS se diz apaixonado pelo que faz. Além de exercer o cargo de diretor do Núcleo, Ferrarini continua na sala de aula, onde leciona disciplinas nos cursos de Automação Industrial e Gestão da Qualidade. Também gerencia processos dentro da Universidade e auxilia o desenvolvimento de projetos em outros Núcleos. De acordo com ele, as funções desenvolvidas o impulsionam a cada vez mais buscar conhecimento.
Quanto ao cargo de diretor do Núcleo em Farroupilha, Ferrarini ressalta que, um dos principais desafios da nova função está em fazer do Núcleo, um espelho da Universidade de Caxias do Sul. Nossa intenção é poder oferecer aqui o que a Universidade comporta em sua totalidade, atendendo as necessidades locais e unindo cada vez mais o corpo acadêmico e a estrutura do nosso Núcleo à comunidade farroupilhense, garantindo maior aproximação entre empresas, instituições e sociedade em geral. Contribuindo dessa forma, no papel de desenvolvimento educacional, social e cultural, destaca o diretor.
Engenheiro Mecânico por formação, Celso se inspirou na tradição familiar para escrever mais uma página de sua história. A convivência com o pai e as duas irmãs, professores por excelência, o motivaram a desenvolver suas atividades em sala de aula. Esse convívio com a área desde muito cedo foi preponderante para alicerçar suas ideias e construir o pensamento de que o indivíduo é responsável pela ação de transformar metas em realizações.
Essa união entre as áreas de engenharia, com base mais racional, exata e a experiência em sala de aula, onde o foco está mais voltado na excelência humana e ao relacionamento entre o indivíduo, foram fundamentais na construção de uma formação gestora bem definida. Através das duas áreas consegui unir gestão e relacionamento, o que me dá condições de desempenhar um bom trabalho, salienta. Entendo que se a área produtiva vai bem a Universidade também irá em todas as suas esferas, reforça.
Em meio aos planos para o futuro, as responsabilidades assumidas, e todas as atividades em que está envolvido, Ferrarini não dispensa os momentos de convívio com a esposa Scheila e a pequena Maria Fernanda, de quatro anos. Em suas horas de lazer também divide o tempo entre a paixão por motos e a leitura de livros técnicos e artigos que envolvam sua profissão. Minha doação a profissão é quase que total, mas consigo dividir o tempo e também me dedico à família com igual dedicação, pois entendo que a minha família é fundamental para o meu crescimento e fortalecimento como pessoa, reforça.
Natural de Flores da Cunha, morador de Caxias do Sul e farroupilhense de coração, Celso destaca o amor e gratidão pelo município, onde pôde desenvolver sua atividade e conhecer pessoas que ficarão para sempre na lembrança. Ferrarini foi o responsável pela implantação do processo técnico na antiga Escola ETFAR. Após, assumiu o cargo de diretor da escola onde conseguiu fortalecer a meta inicial e caracterizar o trabalho como fundamental para o crescimento e desenvolvimento do município e Região, através dos cursos disponibilizados.
Dinâmico, atento e ciente da responsabilidade do novo cargo, Ferrarini vê na equipe atual de trabalho do Núcleo da UCS, na estrutura oferecida e nos projetos já iniciados na gestão anterior, condições favoráveis para a realização de projetos que fortaleçam ainda mais o relacionamento entre a universidade e o município.
Aliás, confiança na capacidade de seus colaboradores é outra característica apontada no diretor, que através disso, consegue delegar funções e concretizar mais rapidamente suas metas. O processo inicial de transição aqui no Núcleo já passou e, devido à confiança que dispenso em toda a equipe muitos projetos estão sendo iniciados, diz. Exemplo disso é o estudo para a abertura de novos cursos e a viabilização de extensões e pós-graduações, todas embasadas nas necessidades de demandas apresentadas pela comunidade. Nosso objetivo é a valorização do município e conseguiremos isso através do bom relacionamento com a comunidade, onde poderemos detectar o que Farroupilha também objetiva, reforça.
Atualmente o Núcleo da UCS em Farroupilha oferece quatro cursos de graduação e atende cerca de 900 alunos. Conforme Celso Ferrarini, está fechado o curso de línguas, PLE e pós-graduação. A meta é a inovação dentro da universidade e, para isso, oportunidades disponibilizadas são os caminhos apontados para o sucesso, destaca.