Educação Digital no Fazer Pedagógico

Projeto de formação continuada em inclusão digital para docentes, executado pelo Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha (Natfar), beneficia 600 professores e 6.600 estudantes

Farroupilha foi a grande vencedora da 14ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP). Com o projeto Educação Digital no Fazer Pedagógico, o município ficou com o troféu Prêmio Gestor Público Especial. O prêmio é oferecido pelo Sindifisco-RS e a Afisvec, em parceria com a Assembleia Legislativa do RS. A cerimônia de entrega ocorreu no último dia 10 de novembro, no Teatro Dante Barone da casa legislativa gaúcha, em Porto Alegre.

O projeto vencedor oferece formação continuada em inclusão digital aos docentes, auxiliando-os a utilizar com autonomia as mídias digitais e contribui com estratégias que pautem o aprendizado. A iniciativa beneficia 27 escolas municipais das áreas urbana e rural, 600 professores e 6.600 estudantes.

Como funciona o Projeto

Não dá para negar que a tecnologia está cada dia mais presente na vida de todos nós. Também é inegável que os jovens dominam cada vez mais cedo os meios digitais e que isso, aos poucos, vem transformando toda forma de aprendizagem e de comunicação dentro das escolas. É fato que a mudança do giz e do quadro negro para lousas digitas, leptops e tablets se faz necessário para que o ensino se torne mais atraente, transformando os estudantes em seres críticos, capazes de mudar a sua própria realidade.

Porém, como transformar o ensino analógico em digital se para isso é preciso que a escola esteja preparada, equipada e com profissionais capacitados, a fim de orientar o aluno para o melhor uso das ferramentas digitais?

A receita é simples, basta querer fazer. No início de 2014 a prefeitura de Farroupilha resolveu iniciar um processo ambicioso; fazer com que os professores buscassem capacitação em educação digital, auxiliando-os a utilizarem com autonomia as mídias digitais afim de contribuir com estratégias que pautassem o aprendizado e a capacidade de autoria. Assim surgiu o Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha (Natfar) com objetivo de oferecer formação continuada aos professores das escolas municipais.

A grande diferença é que hoje, com o Natfar, o professor faz os cursos de formação dentro do período de aula, como explica o prefeito municipal Claiton Gonçalves. É um projeto único no Rio Grande do Sul, por ser um projeto de ensino para o professor no período de aula, não é uma atividade extracurricular, é uma atividade curricular do professor naquele terço que a lei federal exige que se faça, estamos sendo extremante legalistas nesse sentido. Aqui na América do Sul o único lugar onde se faz isso é no Uruguai e aqui no Rio Grande do Sul apenas em Farroupilha.

Claiton ainda destaca a importância do projeto. Fizemos isso por achar importante para os nossos alunos, para que eles que eles sejam formadores de conceitos, formadores de opinião, criadores de caminhos digitais e não que sejam apenas copiadores de modelos já existentes na internet ou em plataformas já prontas. É importante o aluno criar os seus caminhos de conhecimento e a criação só é possível quando o professor sabe estimular o aluno para que ele tenha esse conceito.

Para secretária de educação Elaine Giuliato, o Natfar é uma ferramenta que facilita o trabalho dos docentes e por consequência beneficia o aluno. Eu acredito que dando possibilidade para que o professor tenha contato com todo esse mundo tecnológico dentro de um laboratório de informática, que não envolve só as questões de tecnologia da informação, mas todas as questões em que se pode utilizar a tecnologia de informação e comunicação para o fazer pedagógico, o seu trabalho é facilitado, o que consequentemente beneficia mais os nossos alunos.