EducAção Escoteira impactando o país
Atividade conjunta de escoteiros e estudantes pretende mobilizar mais de
1.400 instituições de ensino do país com atividades educativas. Farroupilha faz parte
Como informamos na semana passada, no próximo dia 19 de maio acontecerá a 2ª EducAção Escoteira, um projeto dos Escoteiros do Brasil, que prevê inúmeras atividades integradas entre estudantes e escoteiros em uma grande ação de impacto social.
Pelo país, alunos de mais de 1.400 instituições de ensino terão a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro, em atividades de alto valor educativo.
Os grupos escoteiros da nossa cidade estão envolvidos. O G.E. Rouxinol da Serra estará em atividades na E.M.E.F. Angelo Chiele, no período da manhã, assim como o Guaracy 78 e o Salto Ventoso 82 RS estarão na escola Antônio Minella, no período da tarde.
Estão programadas brincadeiras que auxiliam os jovens a entender as matérias estudadas na sala de aula, como por exemplo uma mini-estação meteorológica e uma sobre os sentidos do corpo humano. Estamos muito felizes pela oportunidade de repassar à comunidade o apoio que recebemos dela. Com a EducAção Escoteira desejamos incentivar os estudos e o aprendizado pela diversão, afirma Divane Campagnaro, diretora administrativa do G.E. Salto Ventoso 82 RS.
Siliane Ariotti, do grupo Rouxinol da Serra, explicou a participação. Neste encontro vamos trabalhar atividades e questões importantes da educação de forma mais leve, para que os estudantes possam assimilar os conteúdos como brincadeiras. Trabalho em equipe, responsabilidade na comunidade em que vivemos e sustentabilidade serão abordados. Para que os estudantes tenham atenção de forma individualizada, como nosso método prevê, projetamos um integrante do grupo escoteiro para cada participante. Formaremos um grupo de aproximadamente 100 pessoas.
O G.E. Rouxinol da Serra nasceu na Escola Angelo Chiele, há quase 18 anos, e a realização da EducAção Escoteira na instituição tem um sentimento especial. A possibilidade da interação dos jovens integrantes do Grupo com os estudantes oferecerá uma rica troca de experiência para todos, além de valorizar e reforçar essa ligação histórica das duas entidades, expressa Siliane.
Pela condução dos grupos escoteiros, estudantes de todo o país experimentarão uma vivência prática e atraente para a compreensão de conteúdos importantes para a vida.