Ensaiando o grito do Ipiranga
Escolas preparam-se para o desfile cívico municipal que levará à Rua Coronel Pena de Moraes 27 colégios e 20 entidades

Nesta sexta-feira, dia 7, a rua Coronel Pena de Moraes recebe, às 9h, o desfile cívico em comemoração ao Dia da Proclamação da Independência. As escolas municipais, estaduais e particulares do município compõem 27 das 47 entidades que desfilarão na Coronel.
A Semana da Pátria iniciou ainda no dia 31 de agosto, sexta-feira passada, com o Fogo de Conselho, a cargo dos grupos escoteiros Guaracy e Rouxinol da Serra. Mas esta semana também foi de preparativos nas escolas. Com o tema Belezas deste nosso Brasil, elas puderam escolher seus subtemas para serem apresentados.
A Escola Municipal 1º de Maio realiza há três anos um desfile próprio, além de participar da parada municipal – neste ano o desfile ocorreu no dia 1º de setembro.
Segundo a vice-diretora, Patricia Lopes de Vargas, a comunidade aguarda ansiosa o desfile. Eles ouvem os ensaios da banda escolar e ficam aguardando o desfile e muitos que aqui assistem, são pessoas que não podem se locomover até o centro.
Para o corso municipal, os alunos do 5º ao 8º ano irão apresentar as belezas e riquezas de Farroupilha, como as malhas, a uva, o vinho e o kiwi.
No Colégio Estadual Farroupilha, os alunos pincelavam as últimas cores dos diversos painéis que irão retratar o subtema escolhido: as belezas naturais. O desfile contará ainda com danças típicas regionais de todo o país, para, além de interpretar a beleza cultural, caracterizar a riqueza étnica e a miscigenação cultural do Brasil, como o negro, o branco, o europeu e o asiático. O grupo que irá à parada deverá contar com mais de 200 estudantes. Para a vice-diretora Doralene Cavalca Salmoria, o tema escolhido para o desfile deste ano foi fácil de ser trabalhado por ser bastante amplo. Pelo tema tivemos mais liberdade e os alunos puderam se empenhar bastante. Descobrimos muitos talentos na escola, conta.
Já o Colégio Nossa Senhora de Lourdes entrará na Coronel com cerca de 100 alunos. O assunto escolhido foi alegra que contagia. Para dar vida à temática, os estudantes encenarão uma peça de teatro com muita música, brinquedos, esportes e deverão também mencionar os avanços educacionais.
Conforme a coordenadora pedagógica do Colégio, Salete Finimundi Gasperin, a transmissão do respeito e amor à pátria, é o que rege o ensino. A pátria somos nós, por isso desejamos o respeito, finaliza.