Jovem aprendiz abre inscrições
Projeto Jovem Aprendiz do SENAC abre inscrições para mais de 100 alunos
Iniciou nesta segunda-feira (16), as inscrições para os alunos interessados no projeto Jovem Aprendiz do SENAC. O curso é de aprendizagem comercial e os jovens de no mínimo 14 anos, que se inscrevem no projeto, devem estudar no ensino regular. O curso se divide a aulas teóricas no SENAC e práticas na empresa que o contratar.
As inscrições seguem até dia 3 do próximo mês e devem ser feitas na unidade do SENAC. Os interessados devem levar: carteira de trabalho, comprovante de escolaridade; uma foto 3X4 recente, cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documentos de um responsável.
Este ano são três turmas: duas à tarde e uma de manhã, com 35 vagas cada, ou seja, 105 alunos. No município são muitas empresas que possuem jovens aprendizes, como comércio de bens, serviços e turismo. O curso faz parte do Programa Senac de Gratuidade.
As empresas contribuintes do Senac, também não pagam taxa de adesão ao programa, além do curso poder proporcionar que jovens com no mínimo 16 anos, façam parte do quadro de colaboradores da empresa.
Já para o jovem, as vantagens são ainda maiores. Além de não haver custo algum, ainda há a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, ter uma formação técnico-profissional com prática na empresa, ter registro na carteira de trabalho e uma remuneração durante todo o curso.
Uma jovem aprendiz
Pela oportunidade de poder conquistar o primeiro emprego, pelo aprendizado e pela busca de uma carreira profissional promissora, ela escolheu ser jovem aprendiz. Micheli Borsato, 25 anos, foi aluna do projeto quando tinha 16 anos, na empresa Colombo, ano em que a empresa realizava pela primeira vez, o projeto (2003). Até hoje ela é colaboradora da empresa, já tendo trabalhado no setor jurídico e agora, fazendo parte do setor financeiro, como assistente administrativa.
Para ela, o curso foi ótimo, pois trabalhou todas as áreas de uma empresa, servindo como base de conhecimento em administração, o que explica ela, ter lhe contribuído muito na escolha do seu curso superior. Hoje, Michele está quase concluindo o curso de Direito.
O jovem aprendiz é uma oportunidade de inserir os jovens no mercado de trabalho. “Mesmo que não sejam efetivados pela empresa contratante, com o certificado de qualificação profissional, fica muito mais fácil para o jovem ingressar no mercado de trabalho, pois possuiu experiência comprovada”, explica Michele.
Foram muitos os aprendizados enquanto estudante do programa. “Aprendi a ter responsabilidade profissional, visão mais clara dos segmentos da empresa e muita persistência na busca da minha realização como profissional”, conta Michele.
Etapas
Inscrições: 16/01 a 03/02
Entrevista: Turma da manhã: 06/02 – 8h / tarde: 06/02 – 13h30
Lista de aprovados: 10/02
Matrículas e entrega dos
documentos: 10/02 a 28/02
Reunião com os pais e empresa: 29/02 – 19h30 no SESC
Módulo teórico:
01/03 a 26/07 no SENAC
Módulo prático:
30/07 a 21/12 na Empresa
Formatura: 10/08
Horários dos cursos
Manhã: 7h40 às 11h40
Tarde: 13h30 às 17h30