O que podemos aprender com a Escola Municipal Santa Cruz?

Desde 2009, instituição tem conseguido resultados notáveis no IDEB. Quais seriam os segredos do bom desempenho?

 Na última semana foram divulgados os rankings do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que serve para medir a qualidade da educação nas redes de ensino público do País. E mais uma vez a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, localizada na comunidade de Nova Milano, obteve resultados notáveis (algo que acontece desde 2009), sendo a escola farroupilhense com o melhor desempenho em todos eles (em alguns, chega a figurar como a melhor escola da rede pública do Rio Grande do Sul).
Nos rankings que medem o desempenho nas séries iniciais do ensino fundamental, a escola foi a 31ª colocada do Brasil, a 1ª do RS e a 1ª do município. Já nos rankings que medem o desempenho nas séries finais do ensino fundamental, a escola foi a 19ª colocada no ranking nacional, a 3ª do RS e novamente a 1ª do município.
Mas quais seriam os segredos e a metodologia aplicada pela Escola Municipal Santa Cruz? Qual será o seu grande diferencial? E o que as demais escolas da rede pública de Farroupilha podem aprender com a Escola Santa Cruz? Nossa reportagem foi em busca de todas estas respostas.

Equipe capacitada
e motivada
Estes resultados nos fazem crer que estamos no caminho certo. Estamos trabalhando para conquistar bons resultados, mas acima de tudo a qualidade na educação. Elencamos cinco diferenciais, mas o preponderante é o trabalho em equipe, os professores se sentirem motivados e motivarem os alunos, mostrando-lhes a importância do estudo para vida deles, além de motivarmos os pais nesta participação. É a participação de todos, as pessoas unidas, o trabalho em equipe, acreditar que a educação vai fazer a diferença para o futuro dos filhos. É o comprometimento de todos, explica Flávia Zanfeliz Zangalli, que desde 2013 dirige a Escola Santa Cruz.
Segundo Paula Crocoli Sonza, que há onze anos leciona matemática na instituição, outro diferencial é que os professores que chegam para trabalhar na Escola Santa Cruz acabam permanecendo por um longo período de tempo, o que de acordo com ela, acaba criando um grupo muito coeso, com espírito de equipe. Essa afetividade faz a diferença no grupo de trabalho. Algumas trocas acontecem por causa da aposentadoria de alguns professores. Mas temos um grupo que não troca muito.
Flávia, Paula e a vice-diretora, Luciana Zanfeliz, ainda elencaram cinco fatores que elas acreditam ser os grandes diferenciais para a escola conseguir os resultados que vem obtendo. Grupo de professores unidos, que permanecem na escola por um longo tempo, dando continuidade ao trabalho; os pais, que são bem presentes na escola e isso é um diferencial bem importante, pois temos apoio pleno deles em tudo que a gente faz; a comunidade acreditar e apoiar todas as iniciativas da escola; a direção, que apoia todas as nossas atividades, ideias e projetos (dos professores); e os alunos, que são interessados, dedicados, acreditam, nos apoiam e nisso entra também a questão da disciplina. A escola tem uma disciplina por parte dos alunos que facilita a aprendizagem. As aulas fluem muito bem, claro que temos alguns probleminhas, não somos isentos de problemas, mas todos administráveis. Primamos pela disciplina, acreditamos nas nossas ideias e exigimos muito dos alunos. Disciplina para estudar e para saber ouvir.
 Além da sala de aula
De acordo com Paula, outra proposta da instituição é que, segundo ela, as escolas têm deixado de fazer, é questão do tema de casa. Tem que se estender para casa o estudo, o aluno não deve estudar somente as três ou quatro horas que está na escola e depois passar o restante do tempo no computador, na TV. Tem que ter aquele período de estudo em casa, fazer as atividades, revisar o que teve em aula, isso também nos ajudou bastante a obter estes bons resultados.
Na Escola Santa Cruz, alunos com necessidades especiais são tratados com medidas diferenciadas. Existe a rede de apoio, que é o Projeto Crescer, ou o professor que dá um trabalho extra. Pedimos ajuda dos pais, fazemos uma força-tarefa para ajudar aquele aluno que está enfrentando dificuldades. Temos vários alunos de inclusão na escola, alguns com currículo adaptado. Todo o planejamento da aula é feito diferente para eles, e temos um número maior de alunos com avaliação diferenciada. Eles acompanham o conteúdo, mas recebem uma avaliação diferenciada, explica a direção.
Para a professora Paula, outro diferencial da escola são os projetos de longo prazo na área pedagógica. Nada na educação acontece de uma hora para a outra, as coisas acontecem ao longo do tempo. Quando preparamos um projeto pedagógico, ou uma ideia de educação, você nunca consegue colher os resultados em um ano, então normalmente o resultado vai começar a aparecer dentro de cinco, seis, sete, oito anos. Tem aluno que você começa a trabalhar na educação infantil e vai colher o resultado lá no fim do ensino fundamental. O professor que pensa e cria o projeto é o mesmo professor que o aplica durante esses vários anos. Então acho que é muito importante que os professores permaneçam na escola, acreditem naquele projeto que foi elaborado por eles e se mantenha aqui para executá-los ao longo dos anos. Não é em um ano que a gente aplica e colhe os frutos, explica.

O diferencial
No que diz respeito a estrutura, a direção da escola não titubeia: temos uma estrutura boa, nada a mais do que as outras escolas possuem. Temos o necessário e uma comunidade engajada, em que a gente pode oferecer cada vez mais oportunidades e recursos materiais para os nossos alunos. Não temos nada de diferente das outras escolas. Nossa estrutura é boa, o prédio é antigo, da década de 50, mas sempre o mantemos e o tornamos apropriado para receber os nossos alunos. Temos o tamanho e o espaço adequados para o nosso público alvo.
E quando encerramos questionando qual seria o grande diferencial da escola, se tivesse que elencar somente um, a professora Paula se antecipa: A nossa educação é bem tradicional. Somos bem tradicionais e mesmo assim obtemos bons resultados. Acho que precisamos dar aula mesmo, cobrar, exigir e ter esse apoio e retorno dos pais. Quando os pais acreditam na proposta da escola facilita um monte porque somos exigentes. Às vezes, os resultados dos alunos não são muito bons, aí chamamos os pais, eles ajudam e você vê que a coisa realmente funciona. Os pais nos apoiam, acreditam no que a escola está fazendo, participam, ajudam os filhos. Esse é o nosso diferencial. Quando o aluno chega em casa com um bilhete por não ter feito o tema de casa, o pai não vai questionar a professora, vai questionar o seu filho.
Para comemorar os excelentes resultados obtidos no IDEB, a direção da Escola Santa Cruz, juntamente com pais, professores e a comunidade de Nova Milano, promoveu no final da tarde desta quinta-feira, dia 15, uma confraternização na Praça de Nova Milano, onde foram servidos pão com salsichão e suco.

REPORTAGEM:
Renato Dalzochio Jr.