Presença global no evento do Colégio São Tiago

André Arteche palestrou na 11ª Mostra Artística e Literária, na segunda

Na segunda-feira (13), o ator global André Arteche esteve presente na 11ª edição da Mostra Artística e Literária do Colégio Estadual São Tiago, realizada na UCS Farroupilha. Em entrevista, o ator contou sobre seus diversos trabalhos em televisão e cinema, inclusive novos projetos.

Segundo ele, a principal ideia que procura passar aos jovens é em vista o tema do evento, que é Cinema: A Magia do Aprender. Arteche quer que os estudantes acreditem na carreira das artes, que assim como qualquer profissão requer dedicação. Não é impossível, destaca.

O ator afirmou também que as escolas deveriam incentivar mais o talento artístico dos alunos, levando como exemplo a sua própria carreira.

Dentro da carreira artística, entre cinema, televisão ou teatro, o ator disse não ter preferência entre uma específica, mas revelou gostar muito de personagens desafiantes, relembrando Julinho, o cabeleireiro homossexual de Tititi, o qual interpretou e teve bom reconhecimento.

Sobre seus novos projetos Arteche conta que, no cinema, vai interpretar um dos personagens principais de Senhores da Guerra, que será exibido em duas longas metragens: Os Senhores da Guerra – Passo das Carretas e Os Senhores da Guerra – Passo da Cruz. Parte das gravações está sendo feita em Passo Verde, distrito da zona rural de Santa Maria. O filme conta a história do conflito entre maragatos (federalistas) e chimangos (republicanos), na revolução de 1923, no Rio Grande do Sul. Arteche representa Carlos Bozano, que na trama é rival de seu próprio irmão Júlio.

Sobre o quadro Dança dos Famosos, do Programa Domingão do Faustão, do qual teve participação no ano passado e ficou em terceiro lugar, Arteche disse ter gostado muito apesar dos treinos terem sido bastante exigentes. Porém, não pretende fazer trabalhos envolvendo especificamente a dança. Levei na brincadeira, afirma, sobre a experiência.

A Mostra Artística e Literária segue até quarta-feira (15) pela parte da manhã, tendo apresentações artísticas e literárias diariamente, sempre às 8h, 15h e 21h.


Texto Tatiane De Bastiani