Com a moral em alta
Brasil vence o clássico contra o Esportivo e encerra 1ª fase na liderança da chave 2
O Brasil de Farroupilha encerrou sua participação na primeira fase da Segundona Gaúcha na tarde do último domingo, dia 17. Jogando em casa, o rubroverde fez o clássico contra o Esportivo, de Bento Gonçalves.
Mesmo com a classificação para a próxima fase garantida com antecedência, mais uma vitória e a equipe farroupilhense encerrava a primeira fase na liderança da Chave 2. O jogo começou truncado. Com marcação forte e fechada de ambos os lados, Brasil e Esportivo trocavam passes, mas paravam em faltas simples na região do meio campo. Demorou para que as equipes criassem alguma chance de gol.
Na primeira delas, o centroavante Adão, do Brasil, recebeu passe açucarado, invadiu a área adversária, e cara a cara com o goleiro, pressionado pela marcação da zaga adversária, desequilibrou-se na hora de chutar, perdendo a bola. Faltou um pouco de malandragem para tentar cavar um pênalti.
O Brasil abriria o placar poucos minutos depois. Em cobrança de escanteio pela direita, Adão chutou de primeira, acertando o canto direito do goleiro do Esportivo. Golaço, para delírio da torcida rubroverde nas arquibancadas do estádio das Castanheiras.
Após o gol, uma forte chuva fez a torcida farroupilhense correr das arquibancadas para se proteger e ao mesmo tempo não perder o jogo. A partida também voltou a ficar morna em termos de oportunidades. Somente nos minutos finais o Brasil começou a arriscar chutes de fora da área, aproveitando a bola molhada para tentar surpreender o goleiro do time de Bento Gonçalves.
Com o intervalo de jogo, a chuva também cessou e os torcedores voltaram para as arquibancadas. Na etapa complementar, a partida permaneceu a mesma. O Brasil trocava passes próximo a área adversária, na tentativa de chegar ao segundo gol. Em determinado momento, o Esportivo saiu jogando errado em seu campo defensivo. Goleiro e zagueiro se atrapalharam na troca de passes, e o centroavante Gavião chutou forte, para defesa salvadora do goleiro de Bento Gonçalves.
Na última grande oportunidade do Brasil no jogo, o goleiro Luís Muller fez grande lançamento, deixando o centroavante Gavião cara a cara com o gol. Ao tentar ser driblado, o goleiro do Esportivo afastou o perigo com um carrinho. Enquanto o Brasil buscava o segundo gol nas jogadas trabalhadas, o Esportivo tentava o empate explorando os contra ataques.
O jogo também ficou marcado pelo excesso de faltas, reclamações e poucos cartões. Um fato negativo a ser observado é que, mesmo com a intervenção da Brigada Militar, a torcida do Esportivo, que compareceu em bom número, por diversas vezes arremessou rojões para a arquibancada dos torcedores do Brasil.
Com a vitória garantida, o Brasil encerrou a primeira fase na liderança da chave 2 com 23 pontos, dois a mais que o próprio Esportivo.
O técnico Paulo Turra avaliou a partida. “Fechamos nossa participação na primeira fase com chave de ouro em termos de resultados. No jogo de hoje tivemos dificuldades para formar a equipe e superamos um adversário que valorizou muito nosso trabalho. Hoje temos um time compacto, que cria, que chega. Mas temos que saber que agora começa outro campeonato. Não podemos achar que está tudo certo e vamos seguir trabalhando para qualificar.”
Na segunda fase, o Brasil divide chave com Sapucaiense, 14 de Julho de Santana do Livramento e Panambi. Duas equipes avançam para a terceira fase. Na primeira rodada, o Brasil recebe o 14 de Julho no estádio das Castanheiras, na tarde deste domingo, dia 24, às 15h30.
Texto Renato Dalzochio Jr.