Farroupilhenses jogam no torneio Iber Cup em Porto Alegre

Na última semana, do dia 15 a 20 aconteceu em Porto Alegre no Centro de Treinamento Eldorado do Grêmio o

Na última semana, do dia 15 a 20 aconteceu em Porto Alegre no Centro de Treinamento Eldorado do Grêmio o torneio Iber Cup etapa Brasil. O Iber Cup é um dos maiores e mais importante torneio de futebol Juvenil mundo. Os jogos são contra times de diferentes países.

Na competição participaram mais de 300 equipes. As campeãs foram na categoria A, Goiás EC; na categoria B, Grêmio FBPA; categoria C, Grêmio FBPA; Categoria D, Flamengo e na categoria E, Grêmio FBPA. O torneio aconteceu no Centro de Treinamento Eldorado do Grêmio, em Porto Alegre.

Dois jogadores de Farroupilha participaram do Iber Cup, na categoria playoff bronze – Categoria Sub 12 (Jogadores que nasceram em 2007), pela equipe FSA Esporte Clube, da Bahia. Os jogadores Eduardo Pacini e Otávio José Pedralli Bonatto conquistaram o vice-campeonato da competição jogando pelo time baiano.

Segundo André Pacini, pai do Eduardo Pacini, os garotos foram convidados pelo Jorge Wagner, ex-jogador do Internacional. O Jorge Wagner viu o Eduardo jogando em um torneio em Florianópolis e aí o convidou para participar. Depois, o Eduardo convidou o Otávio jogar também, explicou.

Atualmente Jorge Wagner tem um centro de treinamentos em Feira de Santana, na Bahia. O CT tem academia, restaurante e campo de futebol. Jorge Wagner atua também como empresário de jogadores de futebol.

O time do FSA Esporte Clube foi o único time da Bahia a participar e jogou contra equipes fortes do futebol brasileiro e mundial. Na estreia, durante a fase classificatória, perdeu para o Flamengo que foi campeão da competição ao vencer o Inter de Milão na categoria playoff ouro. Na partida seguinte o FSA Esporte Clube empatou em 1 a 1 com o time do Juventude. Já na fase mata-mata série Bronze o time baiano eliminou a equipe do Marítimo, de Santa Maria, SESC, de Porto Alegre e o Corinthians Tuka-SP. E, na semifinal, o time feirense venceu a Escola do São Paulo.

A final foi um clássico entre Brasil e Argentina, em que o FSA Esporte Clube enfrentou a equipe argentina Andres Guacurari, que tinha em seu time um dos principais craques da competição. Na partida final, os argentinos venceram a equipe baiana por 3 a 1.

André Pacini falou também sobre a importância das crianças participarem desde cedo deste tipo de competição. Serve como experiência e amadurecimento, e também psicologicamente as crianças já vão se preparando para as dificuldades que terão pela frente caso escolham a profissão de jogador de futebol, destacou.