Nova Petrópolis realiza 46ª Festa do Figo

Feira acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, no Km 18 da RS 235

Na feira que está na sua 46ª edição serão comercializados materiais e equipamentos agrícolas, artesanato, gastronomia e apresentações culturais. A feira que é a maior do interior de Nova Petrópolis terá 450 expositores expondo sua produção e suas mercadorias.

A Festa do Figo acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, no Km 18 da RS 235. No sábado a programação inicia às 10h30 e vai até às 19. No domingo, começa às 10h e termina às 22h. A entrada é franca, só a domingueira que será cobrado o ingresso de 10,00 por pessoa.

No evento será comercializado Figo in natura, produtos derivados de figo, produtos coloniais, chopp, cuca de figo e outras frutas que fazem parte da feira. Além de produtos derivados das frutas também estará sendo exposto máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato, flores e mudas de figueiras.

Será vendido almoço ao preço de R$ 35,00 por pessoa. No domingo quem almoçar terá direito ao ingresso da Domingueira. No cardápio será servido churrasco e diversos tipos de saladas.

No sábado a programação cultural vai estar a cargo dos grupos de danças Edelweiss e Sonnenschein e do CTG Pousada da Serra. No domingo, a animação será por conta das Bandas Céus e Canto, Munique e Porto do Som.
A rainha Ketrin Ananda Kich e as princesas Aline Marcon e Tânia Näher acompanhadas da assessora de imprensa, Adriana Monteiro, estiveram dia segunda-feira, 21, na redação do O Farroupilha para entregar convite e divulgar o evento.

A princesa Tânia Näher destacou que quem visitar a feira vai encontrar além de artesanato, produtos dos mais variados. Os produtores que querem renovar seu maquinário ou adquirir implementos agrícolas, automóveis ou caminhões terão a oportunidade de fechar bons negócios. É uma feira voltada especificamente para o produtor.

Segundo as soberanas da Festa do Figo, a expectativa dos organizadores é que mais de 15 mil pessoas prestigiem o evento. A Festa do Figo além de proporcionar ao produtor divulgar e comercializar sua produção, tem objetivo de valorizar e reconhecer o seu trabalho.

A festa atende a diferentes públicos como família em geral e diversas faixas etárias como pais, avós e público jovem. A feira é atrativa de todas as formas.

O evento acontece todos os anos. De forma alternada, nos anos pares acontece na Linha Brasil, e nos ímpares, na Linha Araripe.

A comitiva destacou que o Figo é a principal cultura da feira embora outras também participem. Essencialmente a feira procura resgatar e evidenciar o produtor de figo. Apesar de expor outras culturas, a que prevalece é a do Figo, por isso a Festa reúne todas as culturas, afirmou.

A Festa do Figo é o resultado da produção familiar da comunidade. As famílias produzem Figo, mas de forma paralela também produzem outras culturas como abóbora, uva, milho, além da produção de leite entre outras. Cada família produz de sete a oito culturas para seu sustento e aumentar sua renda. A princesa Aline Beatriz Marcon destacou que a produção de diversas culturas ajuda na economia das famílias. Quando uma cultura está com seu valor em baixa, as outras culturas compensam equilibrando a renda familiar, afirmou.

Elas também disseram que é o evento que mais a comunidade participa e prestigia.

Sobre a produção de Figo na cidade, as soberanas explicaram que Há cerca de 67 produtores de Figo em Nova Petrópolis e que juntos somam uma área de 42 hectares.

Os produtores expõem pelo amor que tem ao que fazem e para mostrar o que produziram. A feira significa para eles o auge da safra onde podem mostrar para a comunidade o seu o trabalho.

No sábado, os expositores recebem prêmios como forma de reconhecimento e incentivo a produção. A Festa do Figo conta o patrocínio de Banrisul, Sicredi e Cooperativa Piá e com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café.

A Rainha, Ketrin Kich, estendeu o convite a toda comunidade farroupilhense. Gostaríamos de convidar a comunidade de Farroupilha para prestigiar nossa festa e conhecer os produtos dos nossos agricultores.