RS é o segundo Estado com maior número de CTS aprovados

A Copa do Mundo, no Rio Grande do Sul, em 2014, não ficará restrita a Porto Alegre, cidade-sede que receberá

A Copa do Mundo, no Rio Grande do Sul, em 2014, não ficará restrita a Porto Alegre, cidade-sede que receberá os jogos do Mundial. Outras cidades do Estado já concorrem para atrair seleções durante a Copa 2014. Na primeira versão do catálogo de Centro de Treinamento de Seleções (CTS), lançado no início do mês de agosto pela FIFA e Comitê Organizador Local, dos 54 CTS de todo o País, sete são gaúchos. Com o número, o RS foi o segundo Estado com maior número de CTS selecionados. Durante todo o processo, 22 cidades gaúchas se candidataram para servir de base para seleções que participarão do próximo Mundial.

Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Lajeado e Viamão são as cidades gaúchas aprovadas no catálogo de CTS da FIFA. Uma nova janela será aberta em setembro e até o final de 2013 o catálogo final deverá estar concluído. A lista dos CTS será enviada a todas as federações de futebol que disputam as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

As cidades do catálogo são as que poderão hospedar seleções. Este processo, no entanto, depende da escolha de cada federação. Cabe, agora, aos municípios prospectar seleções; nós estamos apoiando das mais diversas formas, inclusive preparamos um material trilíngue para divulgação internacional das cidades, em feiras e eventos, além de contatos diretos com governos e embaixadas, completa o secretário de Esporte e Lazer do Estado e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado (CGCopa), Kalil Sehbe.