São Paulo, Olaria e Mariani são os campeões de 2025 do torneio Ângelo Venzon Neto/Antônio Minella

Após dois meses de competição, o torneio que abre a temporada do futebol amador na Serra coroou seus campeões, mais de mais de 400 atletas participaram das disputas

O tradicional torneio Angelo Venzon Neto/Antonio Minella (AVN/AM) chegou ao fim no último final de semana, coroando seus campeões nas categorias Master, Veteranos e Livre. Com jogos emocionantes e sucesso de público, o evento abriu a temporada de futebol amador da Serra Gaúcha em 2025.

Categoria Master:
São Paulo, de Farroupilha, leva o título

No sábado, dia 22, a categoria Master foi a primeira a definir seu campeão. O São Paulo de Farroupilha mostrou força e consistência ao vencer a competição sem sofrer gols. A equipe garantiu o título após vitórias importantes, incluindo um triunfo por 2 a 0 sobre o Imigrante, com gols de André e Marquinhos. O destaque individual ficou com Júnior Velho, do Bota Chopp, artilheiro da categoria com três gols, e Adilson Pagno, goleiro do São Paulo, que manteve sua meta inviolada durante todo o torneio.

Resultados finais na categoria Master:

  • Campeão: São Paulo, de Farroupilha
    Vice-campeão: Imigrante, de Caxias do Sul
    3º lugar: Bota Chopp, de Caxias do Sul
    4º lugar: Fronteira Oeste, de Caxias do Sul
  • Goleador: Júnior Velho (Bota Chopp) – 3 gols
  • Goleiro menos vazado: Adilson Pagno (São Paulo) – 0 gol sofrido

Categoria Livre:
E.C. Mariani repete 2024 e é bicampeão

Na categoria Livre, o E.C. Mariani de Caxias do Sul repetiu o feito do Olaria e garantiu o bicampeonato (2024 e 2025). A equipe mostrou equilíbrio entre defesa e ataque, com destaque para o goleiro Gabriel Silveira, que foi o menos vazado da categoria. Na artilharia, três jogadores terminaram empatados com três gols cada: Wagner Gomes e Lucas Melo, do E.C. Mariani, e Lucas Oliveira, do Imigrante.

Resultados finais na categoria Livre:

  • Campeão: E.C. Mariani, de Caxias do Sul (bicampeão)
    Vice-campeão: Imigrante, de Caxias do Sul
    3º lugar: Centenário, de Caxias do Sul
    4º lugar: Goiás, de Caxias do Sul
  • Goleadores: Wagner Gomes, Lucas Melo (E.C. Mariani) e Lucas Oliveira (Imigrante) – 3 gols cada
  • Goleiro menos vazado: Gabriel Silveira (E.C. Mariani)
Mariani, de Caxias do Sul, bi-campeão da principal categoria do torneio (Livre)

Categoria Veteranos:
Olaria, de Caxias do Sul, é tricampeão

No domingo, foi a vez da categoria Veteranos e Livre decidirem seus campeões. O Olaria de Caxias do Sul confirmou seu favoritismo e conquistou o tricampeonato (2023, 2024 e 2025) da categoria Veteranos após uma campanha sólida, com três vitórias e apenas um gol sofrido. Anderson dos Santos foi o grande nome da equipe, terminando como artilheiro da categoria com oito gols. O goleiro Renê Ogliari também merece destaque por sua atuação impecável, sofrendo apenas um gol durante o torneio.

Resultados finais na categoria Veteranos:

  • Campeão: Olaria, Caxias do Sul (bicampeão)
    Vice-campeão: Bota Chopp, Caxias do Sul
    3º lugar: Velez, de Caxias do Sul
    4º lugar: Gaúcho, Farroupilha
  • Goleador: Anderson dos Santos,(Olaria) – 8 gols
  • Goleiro menos vazado: Renê Ogliari (Olaria) – 1 gol sofrido
Olaria (Caxias do Sul) conquistou o tricampeonato na categoria Veteranos

Disciplina e fair play

Além dos títulos, o torneio também premiou as equipes que se destacaram pelo fair play. Na categoria Master, o troféu de disciplina ficou com o Fronteira Oeste. Já nas categorias Veteranos e Livre, Olaria e Centenário, respectivamente, foram as equipes mais disciplinadas. O torneio AVN/AM mais uma vez cumpriu seu papel de promover o esporte e a integração entre as equipes da região, proporcionando momentos de grande emoção e competição saudável.