Clarice às claras

A trajetória profissional de Clarice Baú explica os 660 votos que a elegeram vereadora em Farroupilha. Em reconhecimento, recebeu a indicação do Executivo para representá-lo dentro da Câmara. Saiba um pouco mais sobre ela

Alguns resultados são alcançados como respostas por tudo o que fazemos. Clarice Baú que o diga, pois em sua primeira candidatura “numa campanha difícil, sem base eleitoral definida e em meio à pandemia”, segundo suas próprias palavras, conseguiu se eleger vereadora com 660 votos pelo Partido Progressista. “Atribuo ter sido eleita pela minha história pessoal e profissional em Farroupilha e uma equipe maravilhosa entre amigos, minha família – meu porto seguro sempre – e convidados que acreditaram que eu poderia contribuir muito para buscarmos uma melhor qualidade de vida em várias áreas em que atuei: Educação (qualificação dos nossos jovens que é imprescindível para inserção no mercado de trabalho) Saúde e Direito, nas questões de políticas públicas para nossas mulheres, nas questões ambientais”, explica demonstrando desenvoltura com as palavras.

A facilidade com a linguagem é fruto das escolhas profissionais que a levaram para dentro das escolas e para seu próprio escritório de advocacia. “Fui professora de Educação física, trabalhei na escola Cenecista por 25 anos, Escola Estadual Vivian Maggioni e Colégio Estadual Farroupilha, onde estive na Direção por mais de 10 anos. Advogada por 24 anos, com o Escritório profissional, Baú, Porto & Couto Advocacia, um escritório familiar, uma equipe fenomenal, com minha filha Bianca Baú Porto, minha maior riqueza, meu genro Bruno Rafael R. Couto, minhas irmãs Franciele Baú e Saiury Baú, que me acompanham há muito tempo. Desempenhei funções no SINPRO/RS, Sindicado dos Professores da rede privada por uns 10 anos, tempo em que também fui Coordenadora Municipal do ENEM”, resume Clarice.

Na vida pública ocupou os cargos de Coordenadora Municipal da Mulher e de Secretária Adjunta da Saúde. Aposentou-se há cerca de cinco anos, mas continua advogando e agora, aos 56 anos, a filha do senhor Plínio Baú e Assunta Maria Gallina é também a líder do governo na Câmara de Vereadores de Farroupilha. “Estou agradecida pela indicação do Executivo, faço a leitura de que reflete o reconhecimento da minha história profissional e principalmente, a confiança de que posso contribuir neste processo democrático, no qual exigirá, por certo, articulação política com a bancada, alinhar a ideologia partidária e oposição. Importante poder expressar opiniões, orientar votações, estabelecer as pautas, enfim, participar de todo esse processo é um desafio, mas gratificante em pode contribuir”, comenta sobre ter sido escolhida para a função dentro da Câmara.

Segundo Clarice, pelo seu próprio perfil ao longo do tempo, a rotina iniciada em 2021 seguirá de forma intensa. “Será dividida entre família, escritório de advocacia e estar presente nas comunidades e bairros para ouvir e fazer o elo entre a população e Executivo, encaminhando sugestões, soluções ao Executivo e à Câmara de Vereadores”, complementa.

Ela mesma diz que por diversas vezes indagou-se se era hora de estar na política. “Foram muitas conversas com o partido, família, amigos e muitas orações. Assim, me encorajei. Avalio que fiz o meu melhor para bem representar o partido durante a campanha e, pela determinação e compromisso que sempre nortearam minha vida, será assim até o final de meu mandato na vida pública”, assegura. 

 “Já passei por etapas fáceis e outras nem tanto, que foram vencidas com determinação, persistência e fé e transformadas em aprendizagem, em crescimento pessoal e profissional. Já dizia minha mãe: ‘ou se aprende no amor ou na dor’. Espero que tenhamos um ano abençoado, que possamos passar pelas adversidades com facilidade e com esperança e sabedoria fazermos sempre o nosso melhor”, finaliza a vereadora.