Quatro farroupilhenses, um Caminho e muitas experiências nas “mochilas”
Após seis dias e 202 kilometros percorridos a pé, Roque Severgnini, Francis Casali, Mario Romano Maggioni e Gilberto Galafassi completaram, dia 16 de janeiro, o caminho entre os Santuários do Caravaggio de Canela e Farroupilha. Este é o marco de um novo roteiro de fé e contemplação.
Depois percorrerem 202 quilômetros, sendo que foram 16 a mais do previsto inicialmente, tendo passado por lindas paisagens, rios, exuberantes plantações, igrejas e outros atrativos do Caminhos de Caravaggio entre Canela e Farroupilha, os secretários municipais de Turismo e Cultura, Francis Casali, e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini, o empresário Gilberto Galafassi e o juiz Mario Romano Maggioni chegaram na tarde de quarta-feira, 16, no Santuário em Farroupilha. Eles saíram na sexta-feira, 11 com muita disposição e com a expectativa do que a caminhada iria lhes proporcionar. Um misto de expectativa para desbravar o desconhecido e vencer os próprios limites era o sentimento que cada um levava em suas mochilas.
Depois de seis dias de caminhada eles chegaram com muitas experiências para contar, momentos de reflexão vivenciados, contemplação e encontro consigo mesmo. Uma certeza: Não são mais os mesmos que saíram de Canela.
Para o juiz Mario Maggioni que sempre gostou de caminhar foi uma experiência nota 10. A Caminhada agregou muito a cada participante. Contemplamos lugares incríveis e houve muita integração entre o grupo. Foi muito 10., afirmou.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini, achou o Caminho desafiador e destacou o acolhimento das pessoas por onde passaram. Houve uma grande interação com a comunidade e uma excelente recepção. O trajeto serve para tu te encontrar e valorizar as pequenas coisas do dia-a-dia, que, muitas vezes, não damos valor, comentou.
O secretário municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali disse que o Caminhos de Caravaggio é perfeito para o exercício da fé e da contemplação. O Caminhos cumpre muito bem seu objetivo que é proporcionar fé e contemplação. É muita emoção. Dia 30 teremos uma reunião com representantes de todos os municípios que fazem parte do Caminhos de Caravaggio (Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Canela e Gramado) onde apresentaremos o relatório da Caminhada Técnica quando defeniremos o plano de ações até o lançamento oficial”, informou.
Para Gilberto Galafassi que em 2018 andou 800 quilômetros durante 40 dias no Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha o Caminhos de Caravaggio foi mais emocionante por apresentar algumas particularidades de viés pessoal. Aqui foi diferente do Caminho de Santiago por ter um significado emocional muito forte para mim. Nesta igreja fui batizado e crismado. Além disso, uma das estradas que passamos na chegada do Santuário de Caravaggio leva o nome do meu pai, ‘Estrada Luiz Victório Galafassi’. Por isso chegar aqui como peregrino é uma grande honra para mim, comemorou.
Os peregrinos foram recebidos com muita alegria por amigos, familiares, pelo Reitor do Santuário, Pe. Gilnei Fronza e pelo prefeito em exercício, Pedro Pedrozo, que entregou uma honraria à comitiva.